Código urbanístico define critérios de uso do solo

ASCOM BOT
Publicado 17/03/2009 05:03:09

Instituído através de Lei complementar nº 913/2008, no ano passado, o Código Urbanístico e Ambiental de Camaçari é fundamental para regularização do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU). O Plano foi sancionado pelo prefeito Luiz Caetano em 2008.

Através da Lei complementar ficam estabelecidas as bases normativas para a ação do poder público municipal no que se refere ao controle e ordenamento do uso e ocupação do solo e no manejo dos recursos naturais.

O Plano Diretor, por exemplo, determina uma área com zona de expansão controlada e o Código define como será utilizada e quais os critérios para ocupação. O objetivo é garantir a preservação, defesa e recuperação do meio ambiente natural e artificial do Município.

O código cuida da gestão, com ações de fiscalização e disciplinamento, de diversos setores, como recursos hídricos, obras de esgotamento sanitário, sistema de abastecimento de água, manejo de resíduos sólidos, transporte de cargas, atividades de exploração mineral e emissão de sons e ruídos. A Lei garante que o Município funcione de forma sustentável.

“O Código traz novas regras para preservação ambiental. Posso destacar que, a partir dele, ficou estabelecido que em cada 100 metros quadrados de área permeável o dono deve plantar uma árvore nativa. Isso contribui com uma cidade ventilada e arborizada”, diz Ana Lúcia Costa, coordenadora de Uso do Solo da Prefeitura.

A relação das plantas nativas da região é disponibilizada, segundo Ana Lúcia, pela coordenadoria municipal de meio ambiente.

Foto:

Mais Notícias

Fábrica Eliane passará por modernização em Camaçari

Fábrica Eliane passará por modernização em Camaçari

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 22 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 22 de Janeiro de 2021

Incêndios lideram chamados na Defesa Civil em parcial do mês de janeiro

Incêndios lideram chamados na Defesa Civil em parcial do mês de jan...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.