A Defesa Civil de Camaçari(Codec)prepara um parecer técnico de vulnerabilidade e risco de acidentes relacionados ao gás de cozinha para o Centro Comercial de Camaçari. A iniciativa faz parte da operação Cozinha Segura, da Prefeitura.
A proposta do programa é garantir a segurança de permissionários e usuários. A iniciativa permite o desenvolvimento de novos projetos e ações, como a possível implantação de uma central de distribuição de gás.
Até o momento, foram inspecionados mais de 200 botijões e identificados algumas irregularidades gravíssimas, como uso de mangueiras de água para transmissão de gás e o uso de pedras para evitar vazamento. Esses casos foram sanados de imediato. Foram identificados mais 77 mangueiras e 35 registros vencidos.
O laudo da Defesa Civil será entregue na próxima semana, quando também deve acontecer uma palestra de conscientização. A próxima ação do Centro Comercial é a colocação de 60 novos pontos de extintores e a recuperação dos 90 existentes. Os hidrantes também passam por averiguação.