Até o final do ano, o programa Saúde da Família em Camaçari chega a 70,1% de cobertura, índice que ultrapassa a meta prevista, que é de 70%. Para isso, a administração municipal trabalha na implantação de novas unidades, ampliação das equipes do programa, além das construções de unidades de saúde.
Atualmente, o Município conta com 36 equipes de saúde da família distribuídas em 26 unidades. Com a inauguração das unidades de saúde dos bairros Parque das Mangabas e Buris Satuba, prevista para o próximo mês, Camaçari terá 28 unidades e 39 equipes.
Até o final do ano, mais duas equipes serão implantadas nas unidades de Barra do Jacuípe e Fonte da Caixa, totalizando 41 equipes de Saúde da Família em Camaçari, o que representa 70,1% de cobertura para uma população de aproximadamente 240 mil habitantes.
De acordo com o secretário da Saúde, Camilo Pinto, as novas unidades possuem um projeto padrão e são implantadas com duas equipes de saúde. “O objetivo é facilitar o acesso da população à saúde, ampliar a cobertura do programa e propor um acesso mais eficiente e humanizado à comunidade”, frisou.
CONSTRUÇÕES
No próximo mês, a Prefeitura de Camaçari entrega à comunidade os postos de saúde do Parque das Mangabas e Buris Satuba e inicia as obras das unidades de Pé de Areias e Cachoeirinha. Além disso, a equipe da Sesau tem analisado terrenos no Alto da Cruz e Vila Nova Abrantes para construção das unidades de saúde das respectivas localidades.
No Parque das Mangabas, Buris Satuba, Pé de Areias e Cachoeirinha, as unidades vão funcionar com duas equipes. Dessas quatro, apenas a comunidade do bairro Buris Satuba conta com a estrutura do programa Saúde da Família, que atualmente funciona com equipe em imóvel alugado.
Desde 2005, a administração municipal construiu 10 unidades de saúde nos bairros Verdes Horizonte, Parque Florestal, Piaçaveira, Cajazeira de Abrantes, Novo Horizonte, Phoc 3, Fonte das Águas, Gravatá, Nova Vitória e Ponto Certo. As quatro últimas, entregues este ano.
A construção das unidades tem sido uma das prioridades do governo municipal, por entender que os postos de saúde devem oferecer uma estrutura adequada para a prestação dos serviços com qualidade à população.

Município terá 41 equipes de saúde da família -