Cobertura do PSF chega a quase 70%

Iwwa Agência
Publicado 27/09/2010 10:09:59

Camaçari atingiu 68,21% de cobertura do Programa da Saúde da Família (PSF), com a inauguração da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Buri Satuba.

Atualmente o Município conta com 28 USF’s e 40 equipes médicas do Programa. A meta da Prefeitura é atingir, até dezembro, 71,62% de cobertura com a implantação de mais duas equipes médicas na localidade de Fonte das Caixas e em Barra do Jacuípe.

A nova unidade de saúde vai funcionar com duas equipes médicas e atender todos os moradores dos bairros Buri Satuba, Gleba H e Santa Maria, junto com a equipe do posto de saúde existente no bairro.

Segundo o prefeito Luiz Caetano, o próximo passo é fazer com que o Município seja auto-suficiente no atendimento de urgência e emergência, deixando o Hospital Geral de Camaçari (HGC) para atender os pacientes dos municípios da região.

Para isso, explica o gestor, “vamos construir a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Gleba A e ampliar as Unidades da Gleba B, Vila de Abrantes, Arembepe e Monte Gordo, como foi feita na UPA Nova Aliança”.

Conforme o secretário da Saúde, Camilo Pinto, os moradores podem ajudar a administração municipal a melhorar o atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde) no Município, “com a criação do Conselho Local da Saúde”.

USF

A USF do bairro Buri Satuba vai oferecer atendimento clínico e odontológico, serviços de planejamento familiar, pré-natal, preventivo ginecológico, puericultura (cuidados com o desenvolvimento infantil), imunização, realização de curativos, coleta de exames laboratoriais e distribuição de medicamentos.

Para isso, a unidade conta com uma ampla estrutura composta por dois consultórios médicos, dois consultórios de enfermagem, um consultório odontológico, salas de curativo, de imunização, de nebulização e de observação, de acolhimento, de coleta de exames laboratoriais, de autorização de exames, de expurgo, de esterilização e sala para os agentes de Zoonoses.

Além disso, ainda funcionam uma farmácia, Setor de Arquivamento Médico Estatístico (Same), auditório, recepção, cozinha, refeitório, almoxarifado, depósito e cinco banheiros, sendo um exclusivo para pessoas portadoras de deficiência física.

Foto: Nelinho Oliveira

USF do Buri Satuba conta com duas equipes médicas -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª dose para a terça (28/9) devem antecipar a vacina

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª d...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.