Cobertura do PSF chega a quase 70%

Iwwa Agência
Publicado 27/09/2010 10:09:59

Camaçari atingiu 68,21% de cobertura do Programa da Saúde da Família (PSF), com a inauguração da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Buri Satuba.

Atualmente o Município conta com 28 USF’s e 40 equipes médicas do Programa. A meta da Prefeitura é atingir, até dezembro, 71,62% de cobertura com a implantação de mais duas equipes médicas na localidade de Fonte das Caixas e em Barra do Jacuípe.

A nova unidade de saúde vai funcionar com duas equipes médicas e atender todos os moradores dos bairros Buri Satuba, Gleba H e Santa Maria, junto com a equipe do posto de saúde existente no bairro.

Segundo o prefeito Luiz Caetano, o próximo passo é fazer com que o Município seja auto-suficiente no atendimento de urgência e emergência, deixando o Hospital Geral de Camaçari (HGC) para atender os pacientes dos municípios da região.

Para isso, explica o gestor, “vamos construir a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Gleba A e ampliar as Unidades da Gleba B, Vila de Abrantes, Arembepe e Monte Gordo, como foi feita na UPA Nova Aliança”.

Conforme o secretário da Saúde, Camilo Pinto, os moradores podem ajudar a administração municipal a melhorar o atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde) no Município, “com a criação do Conselho Local da Saúde”.

USF

A USF do bairro Buri Satuba vai oferecer atendimento clínico e odontológico, serviços de planejamento familiar, pré-natal, preventivo ginecológico, puericultura (cuidados com o desenvolvimento infantil), imunização, realização de curativos, coleta de exames laboratoriais e distribuição de medicamentos.

Para isso, a unidade conta com uma ampla estrutura composta por dois consultórios médicos, dois consultórios de enfermagem, um consultório odontológico, salas de curativo, de imunização, de nebulização e de observação, de acolhimento, de coleta de exames laboratoriais, de autorização de exames, de expurgo, de esterilização e sala para os agentes de Zoonoses.

Além disso, ainda funcionam uma farmácia, Setor de Arquivamento Médico Estatístico (Same), auditório, recepção, cozinha, refeitório, almoxarifado, depósito e cinco banheiros, sendo um exclusivo para pessoas portadoras de deficiência física.

Foto: Nelinho Oliveira

USF do Buri Satuba conta com duas equipes médicas -

Mais Notícias

Defesa Civil faz visita técnica para implantar sistemas de alerta no entorno das barragens da RMS

Defesa Civil faz visita técnica para implantar sistemas de alerta n...

Requalificação do Mercado de Barra do Pojuca é tema de reunião

Requalificação do Mercado de Barra do Pojuca é tema de reunião

Teatro Cidade do Saber será palco para festival de stand up Bloco de Notas

Teatro Cidade do Saber será palco para festival de stand up Bloco d...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us