A oficina de Elaboração de Projetos Culturais para inscrição nos editais do Fundo de Cultura 2012 despertou o interesse da comunidade artística e de produtores, entre eles, Jéssica Figueiredo.
Neta de japoneses, ela desenvolveu um projeto para disseminar a cultura nipônica no Estado, em especial em Camaçari, terra onde nasceu.
Realizada pela Prefeitura de Camaçari, através da Secult (Secretaria Municipal de Camaçari), a oficina aconteceu no auditório da Casa do Trabalho. “Essa iniciativa da Prefeitura vai ajudar a melhorar meu projeto e assim aumentar minhas chances de conseguir patrocínios”, disse entusiasmada, Jéssica Figueiredo.
De acordo com o secretário da Cultura de Camaçari, Vital Vasconcelos, a oficina serve exatamente para capacitar e colocar os produtores culturais e artistas locais em condições de igualdade com os demais Municípios, além de “ajudar na captação de recursos e viabilizar financeiramente a implementação de projetos”.
Ministrada pela representante Territorial de Cultura da Secult/BA (Secretaria da Cultura do Estado da Bahia), Renata Reis, a oficina incluiu a apresentação dos editais do Fundo de Cultura do Estado, informações sobre regras e as principais mudanças dos editais, detalhamento do formulário padrão e da planilha de orçamento.
Segundo a palestrante, apesar dos editais abrirem anualmente, as pessoas ainda sentem muita dificuldade na elaboração de projetos, “por isso a necessidade de realizar estas oficinas”, explicou.
As oficinas preparatórias de Elaboração de Projetos Culturais são realizadas pela Secult/BA em todo Estado da Bahia até o dia 10 de junho. Os editais do Fundo de Cultura 2012 seguem com inscrições abertas até o dia 15 de junho e abrangem diversos segmentos artísticos e contemporâneos.
Ao todo, estão abertos 18 editais, entre eles, o de Demanda Espontânea 2012, Economia Criativa, Projetos Estratégicos em Cultura, Formação e Qualificação em Cultura, Culturas Digitais, Territórios Culturais, Culturas Populares, Culturas Identitárias, Apoio a Publicação de Livros por Editoras Baianas, e Setorial nas áreas de Museus, Patrimônio Cultural, Arquitetura e Urbanismo, de Artes Visuais, de Audiovisual, de Circo, de Dança, de Literatura, de Música e de Teatro.

Oficina foi realizada na Casa do Trabalho -