A partir desta quinta-feira (16/07), tem início o processo eletivo continuado de cirurgia de catarata, realizado pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Saúde (Sesau).
Na primeira etapa, 15 pessoas estão cadastradas para realizar o procedimento.
A iniciativa, inédita na Região Metropolitana, vai acontecer na Clínica Med Center Clirca, mensalmente, graças ao convênio firmado com a administração municipal.
Por se tratar de um processo eletivo, quando o procedimento não é de emergência, a prioridade é dada àqueles que tenham mais necessidade.
Para ter direito a cirurgia, o paciente deve ter passado por um oftalmologista e ter a indicação de catarata. Em seguida, é necessário ir até a Central de Regulamentação do Sistema Único de Saúde (SUS) do Município, quando passará por avaliação com um perito médico, que autoriza a cirurgia.
As operações trazem mais qualidade de vida às pessoas, em especial aos idosos, parte da população mais afetada pela doença. A cirurgia dura, em média, 15 minutos.
CATARATA
Considerada a maior causa da cegueira, a catarata é uma doença que deixa a visão turva e pode ser corrigida com cirurgia. No início, a doença reduz a qualidade da visão, as feições não são mais nítidas e as cores se tornam foscas.
O único tratamento é a cirurgia. O procedimento substitui o cristalino danificado por uma lente artificial que recupera a função perdida. O cristalino pode ser retirado inteiro ou por facoemulsificação, que tem menor corte e suturas. A cirurgia exige cuidados pós-operatórios como qualquer outra intervenção.

Paciente é avaliado por médico, na Central de Regulação -