Camaçari continua investindo na saúde e melhorando a qualidade de vida dos moradores. A Prefeitura, em parceria com o Ministério da Saúde, realizou 59 cirurgias de catarata. O procedimento é realizado todos os meses, na Clinica Med Center Clirca.
A iniciativa tem beneficiado principalmente os idosos, mais afetados pela doença. A cirurgia dura, em média, 15 minutos. Para ser beneficiado, o usuário do sistema de saúde deve residir no Município, e procurar um oftalmologista credenciado, que atende diariamente na Central de Regulação do SUS (Sistema Único de Saúde), no Centro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.
Caso o usuário tenha indicação da cirurgia, é encaminhado a um médico cirurgião, que solicita exames pré-operatórios. Na opinião de Ana Cláudia Oliveira Pimentel, diretora de Auditoria, Controle, Avaliação e Regulação do SUS, através do processo cirúrgico, a Prefeitura garante a cidadania das pessoas, que ganham independência para exercício das suas funções.
Os pacientes que fizeram a cirurgia agradecem a oportunidade de voltar a enxergar e recuperar a vida, a exemplo da dona-de-casa Maria Antonia Santos Conceição, 75 anos, residente em Barra do Pojuca.
Depois de ter feito a operação, Dona Maria Antonia já está trabalhando e tomando conta da barraca de uma das filhas, enxergando números que antes não conseguia ler e voltando a assistir televisão.
Considerada a maior causa da cegueira, a catarata é uma doença que deixa a visão turva e pode ser corrigida com cirurgia. No início, reduz a qualidade da visão, as feições não são mais nítidas e as cores se tornam foscas.

O aposentado João Joaquim é um dos beneficiados -