Cirurgia de Catarata melhora a vida dos idosos

Iwwa Agência
Publicado 22/09/2009 03:09:43

Camaçari continua investindo na saúde e melhorando a qualidade de vida dos moradores. A Prefeitura, em parceria com o Ministério da Saúde, realizou 59 cirurgias de catarata. O procedimento é realizado todos os meses, na Clinica Med Center Clirca.

A iniciativa tem beneficiado principalmente os idosos, mais afetados pela doença. A cirurgia dura, em média, 15 minutos. Para ser beneficiado, o usuário do sistema de saúde deve residir no Município, e procurar um oftalmologista credenciado, que atende diariamente na Central de Regulação do SUS (Sistema Único de Saúde), no Centro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Caso o usuário tenha indicação da cirurgia, é encaminhado a um médico cirurgião, que solicita exames pré-operatórios. Na opinião de Ana Cláudia Oliveira Pimentel, diretora de Auditoria, Controle, Avaliação e Regulação do SUS, “através do processo cirúrgico, a Prefeitura garante a cidadania das pessoas, que ganham independência para exercício das suas funções”.

Os pacientes que fizeram a cirurgia agradecem a oportunidade de voltar a enxergar e recuperar a vida, a exemplo da dona-de-casa Maria Antonia Santos Conceição, 75 anos, residente em Barra do Pojuca.

Depois de ter feito a operação, Dona Maria Antonia já está trabalhando e tomando conta da barraca de uma das filhas, enxergando números que antes não conseguia ler e voltando a assistir televisão.

Considerada a maior causa da cegueira, a catarata é uma doença que deixa a visão turva e pode ser corrigida com cirurgia. No início, reduz a qualidade da visão, as feições não são mais nítidas e as cores se tornam foscas.

Foto: Nelinho Oliveira

O aposentado João Joaquim é um dos beneficiados -

Mais Notícias

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Seduc recebeu Diego Copque no Café com Prosa nesta sexta (26/11)

Seduc recebeu Diego Copque no Café com Prosa nesta sexta (26/11)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.