Cirurgia de catarata beneficia carente

Iwwa Agência
Publicado 11/08/2009 03:08:27

O programa de cirurgia de Catarata, oferecido pela Prefeitura, em parceria com uma clínica do Município, vem resgatando a auto-estima das pessoas que precisam do procedimento.

Para ser beneficiado, o usuário do sistema de saúde deve ir a um oftalmologista credenciado pelo Município, e caso tenha indicação da cirurgia, é encaminhado a um médico cirurgião, que solicita exames pré-operatórios. A cirurgia é gratuita e benefica moradores do Município.

Ainda se recuperando da cirurgia, o aposentado João Joaquim dos Santos, 73 anos, só tem elogios para o procedimento. Segundo ele, que passou pela cirurgia nos dois olhos, cada um de uma vez, “foi tudo rápido, sem dor, e agora enxergo tudo muito claro, sem imagens nubladas”.

Com o apoio da família agora está espera completar um mês da cirurgia para retornar ao trabalho de casa, plantando, capinando e ajudando os filhos na loja de concreto. Para ele “o melhor de voltar a enxergar de novo foi poder ver televisão direito e jogar dominó com os netos”.

Maria Antonia Santos Conceição, 75 anos, residente em Barra do Pojuca também está feliz com a recuperação. Mesmo sem poder fazer esforço, ela informou que já está trabalhando devagar, tomando conta da barraca de uma das filhas, enxergando números pequenos que antes da operação não conseguia. “Voltar a enxergar é uma benção e jamais teria condições de pagar a uma cirurgia como esta”.

Na opinião de Ana Cláudia Oliveira Pimentel, diretora de Auditoria, Controle, Avaliação e Regulação do Sistema único de Saúde (SUS), “através do processo cirúrgico, a Prefeitura garante a cidadania das pessoas, que ganham independência para exercício das suas funções”.

Foram beneficiados João Galdino Alves, Maria Antonia de Souza Vasconcelos, Edezio dos Santos, João Joaquim dos Santos e Alzenira de Souza Vasconcelos.

Foto: Nelinho Oliveira

João Joaquim voltou a enxergar e retomou a alegria -

Mais Notícias

Prefeito Elinaldo entrega oficialmente a iluminação do Natal de Luz

Prefeito Elinaldo entrega oficialmente a iluminação do Natal de Luz

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 2 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 2 de dezembro de 2021

Sesau realiza Dia D da vacinação contra Covid neste sábado (4)

Sesau realiza Dia D da vacinação contra Covid neste sábado (4)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.