O Programa Círculos de Saberes, implantado pela Seduc (Secretaria da Educação), com a proposta de incentivar processos educativos que promovam a participação de toda a comunidade escolar, em múltiplas dimensões do conhecimento, segue o cronograma de implantação em toda a rede de ensino do Município.
Todas as sete dimensões do conhecimento que compõem o programa – círculos de Cultura, História, Leitura, Alfabetização, Formação, Estudos e Pesquisas mais o Círculo Comunitário – estão interligadas. A pretensão é promover uma educação de qualidade, elevar os indicadores educacionais do Município e implementar políticas que garantam o acesso, permanência e o sucesso das crianças, jovens e adultos na vida escolar.
Agora no segundo semestre, serão aplicados os círculos de História, de Alfabetização e o Comunitário. Os demais já estão em andamento nas unidades escolares do Município desde o mês de maio, quando foi lançado.
As atividades do Programa Círculos de Saberes seguem um cronograma de implantação nas escolas e até o final do ano vão contemplar todas as 97 unidades da rede pública municipal de ensino.
A iniciativa foi inspirada nos exercícios pedagógicos implantados pelo educador Paulo Freire em classes de alfabetização de adultos, na década de 1960. A partir dessa ideia, surgiu o programa, que amplia as atividades envolvendo outras ações da secretaria e visam promover o processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita.
O programa visa ainda resgatar a participação da comunidade na escola, possibilitar ao educando atividades extracurriculares, potencializar o diálogo sobre a cultura de paz, a cultura popular, a música, o teatro e o cordel, valorizar as histórias de vida dos membros da comunidade onde a escola está inserida, fomentar a leitura a partir de bibliotecas itinerantes e baús de leitura montados nas escolas municipais, promover espaços de reflexão e debates sobre educação, além de estimular a produção acadêmica no âmbito da Seduc.

Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária -