Uma nova página foi escrita na história da Polícia Militar em Camaçari. A afirmação foi feita na manhã desta quarta-feira (23/01) pela vice-prefeita do Município, Carmen Siqueira, durante a transmissão do cargo de comando da CIPE-PI (Companhia Independente de Policiamento Especializado – Polo Industrial).
Agora, quem está à frente da corporação é o tenente-coronel Humberto Costa Sturaro Filho, em substituição ao major Adalberto Oliveira Píton Silva que assumiu o comando do 12º Batalhão de Polícia Militar.
Durante a cerimônia, a vice-prefeita declarou que confia na escolha do novo comandante e reiterou que a administração municipal não medirá esforços para contribuir com a segurança pública da cidade. “Desejo que haja um bom desempenho na execução das ações em prol da comunidade de Camaçari”, frisou.
O novo comandante da CIPE-PI, Humberto Costa Sturaro Filho, expressou satisfação e orgulho por passar a atuar em Camaçari. “Estamos aqui para intermediar cada vez mais as relações entre a sociedade e a corporação da Polícia Militar. Espero contar com todos, pois esta parceria é extremamente necessária para o êxito dos trabalhos”, completou.
Fundador e primeiro comandante da CIPE-PI, Adalberto Oliveira Píton Silva comandou a corporação por quatro anos e seis meses, tempo em que teve a missão de proteger o patrimônio e a vida da comunidade do Polo Industrial de Camaçari. “Encontramos aqui a estrutura necessária para exercer as ações de proteção. Para mim, foi um orgulho. Além de ser desafiador atuar no comando de uma região em constante crescimento e que exige cada vez mais segurança”, ressaltou no discurso de despedida da CIPE-PI.
O secretário estadual da Segurança Pública, Maurício Barbosa representou o governador Jaques Wagner durante a cerimônia e observou que as mudanças no comando “significam uma forma de oxigenar as instituições e somar bons quadros na corporação, em especial para a cidade de Camaçari, pela relevância na Região Metropolitana”.
De acordo com o comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, Alfredo Braga de Castro, a troca de comando é salutar e faz parte da política da instituição, que é de sempre movimentar para motivá-los, além de ser uma forma de valorizar os policiais.
A cerimônia de transmissão de comando aconteceu na sede da companhia, na rodovia BA- 512, km 1,5, na Fazendo Olhos D’Água, próximo ao campus da Uneb (Universidade Estadual da Bahia), e contou ainda com as presenças dos secretários municipais, vereadores, autoridades políticas, além da imprensa e a comunidade local.
Humberto Costa Sturaro Filho
Antes de assumir a CIPE-PI, o tenente-coronel atuou como diretor adjunto do departamento de Comunicação Social da Polícia Militar. Durante a trajetória profissional na PM, iniciada em 1984, ele assumiu inúmeras funções de destaque na corporação.Entre elas, estão a de comandante de Operações com Cães e de Operações Especiais do Batalhão de Polícia de Choque.
Condecorado diversas vezes por ter prestado relevantes serviços à corporação, Sturaro comandou ainda a 14ª, 40ª e 50ª Companhia Independente de Policia Militar e a Companhia Independente de Policiamento Tático Central e Oficial.
O novo comandante da CIPE – PI possui ainda duas especializações em Segurança Pública e uma em Gestão de Segurança Pública, curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, cursos de Educação Física Militar pelo Exercito Brasileiro, de Motociclista, Escolta e Segurança, de Trânsito Urbano e de Operações Especiais e Policiais, este último, ministrado pela Swat, no estado da Flórida, nos Estados Unidos.