Ciganos são homenageados em sessão da Câmara

Iwwa Agência
Publicado 24/05/2010 04:05:50

O Dia Nacional do Cigano, comemorado segunda-feira(24/05), faz parte do calendário dos eventos de Camaçari. A data foi novamente lembrada pela Prefeitura Municipal, que pelo segundo ano consecutivo solicitou uma audiência pública na Câmara de Vereadores.

Segundo Aurenita Castillo, secretária municipal da Promoção da Mulher e da Reparação (Seprom), a proposta da audiência é reconhecer a importância da contribuição do povo cigano no processo de formação da história e da identidade cultural brasileira. Na ocasião, a chefe da pasta destacou o compromisso da Prefeitura em estabelecer políticas públicas de igualdade racial no Município.

Durante a audiência, Juscelho Dantas, professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), proferiu a palestra Povos ciganos na Bahia: quantos somos, quem somos e onde estamos. A explanação contou um pouco da cultura, costumes e da história do povo cigano na Bahia e no Município.

Na avaliação da cigana Maristela Duarte, a audiência representa um avanço para a comunidade que, para ela, é vítima de muitos preconceitos, principalmente pela falta de conhecimento e informação das pessoas sobre a cultura.

“Somos um povo que gosta de paz, queremos apenas ser reconhecidos como parte da sociedade”, afirmou. Após a palestra, o espaço foi aberto para debate. A programação prosseguiu com uma confraternização e apresentação musical.

A sessão da Câmara de Vereadores contou com as presenças dos vereadores Marcelino Filho (PT), Otto da Farmácia (PSDB), Téo Ribeiro (PT), Jorge Curvelo (DEM), além da coordenadora da Promoção e Políticas Públicas, Ivonete Mota, do representante municipal da etnia cigana, Gilson Dantas Cruz e ciganos das mais variadas etnias de Camaçari e Dias D’Ávila.

A cerimônia na Casa Legislativa foi uma solicitação da Secretária da Seprom e da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial do Município (Coorpir).

Foto: Adeilson Carvalho

Dia Nacional do Cigano faz parte do calendário da cidade -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª dose para a terça (28/9) devem antecipar a vacina

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª d...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.