Ciganos são homenageados em sessão da Câmara

Iwwa Agência
Publicado 24/05/2010 04:05:50

O Dia Nacional do Cigano, comemorado segunda-feira(24/05), faz parte do calendário dos eventos de Camaçari. A data foi novamente lembrada pela Prefeitura Municipal, que pelo segundo ano consecutivo solicitou uma audiência pública na Câmara de Vereadores.

Segundo Aurenita Castillo, secretária municipal da Promoção da Mulher e da Reparação (Seprom), a proposta da audiência é reconhecer a importância da contribuição do povo cigano no processo de formação da história e da identidade cultural brasileira. Na ocasião, a chefe da pasta destacou o compromisso da Prefeitura em estabelecer políticas públicas de igualdade racial no Município.

Durante a audiência, Juscelho Dantas, professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), proferiu a palestra Povos ciganos na Bahia: quantos somos, quem somos e onde estamos. A explanação contou um pouco da cultura, costumes e da história do povo cigano na Bahia e no Município.

Na avaliação da cigana Maristela Duarte, a audiência representa um avanço para a comunidade que, para ela, é vítima de muitos preconceitos, principalmente pela falta de conhecimento e informação das pessoas sobre a cultura.

“Somos um povo que gosta de paz, queremos apenas ser reconhecidos como parte da sociedade”, afirmou. Após a palestra, o espaço foi aberto para debate. A programação prosseguiu com uma confraternização e apresentação musical.

A sessão da Câmara de Vereadores contou com as presenças dos vereadores Marcelino Filho (PT), Otto da Farmácia (PSDB), Téo Ribeiro (PT), Jorge Curvelo (DEM), além da coordenadora da Promoção e Políticas Públicas, Ivonete Mota, do representante municipal da etnia cigana, Gilson Dantas Cruz e ciganos das mais variadas etnias de Camaçari e Dias D’Ávila.

A cerimônia na Casa Legislativa foi uma solicitação da Secretária da Seprom e da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial do Município (Coorpir).

Foto: Adeilson Carvalho

Dia Nacional do Cigano faz parte do calendário da cidade -

Mais Notícias

Defesa Civil faz visita técnica para implantar sistemas de alerta no entorno das barragens da RMS

Defesa Civil faz visita técnica para implantar sistemas de alerta n...

Requalificação do Mercado de Barra do Pojuca é tema de reunião

Requalificação do Mercado de Barra do Pojuca é tema de reunião

Teatro Cidade do Saber será palco para festival de stand up Bloco de Notas

Teatro Cidade do Saber será palco para festival de stand up Bloco d...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us