Cidade Inteligente oferece internet para a população

Iwwa Agência
Publicado 13/04/2009 08:04:26

A Prefeitura de Camaçari tem desenvolvido diversas iniciativas na área tecnológica com o intuito de melhorar a vida dos moradores. Está em estudo, a implantação de internet gratuita para a população, que será oferecido por meio da Cidade Inteligente.

A intenção é disponibilizar acesso à rede mundial de computadores de forma gradativa. A Prefeitura entende que o serviço colabora com a diminuição da distância entre as classes sociais e ajuda as pessoas que têm computador na residência sem acesso a internet.

Em um primeiro momento, uma área pública será escolhida para se tornar a Praça Inteligente, que contará com quiosques, monitoramento por câmeras eletrônicas e televisões com conteúdos da Prefeitura.

Numa segunda etapa, o serviço será estendido para outros locais públicos, ainda a serem definidos. A previsão é de que em 2011, a população tenha internet de graça. Para o estudante João Milton, morador do bairro Ponto Certo, a iniciativa é muito boa porque é uma forma de afastar os jovens das ruas.

A moradora do bairro Piaçaveira, Lorena Souza, acredita que o serviço vai beneficiar muita gente, principalmente as pessoas carentes. “Atualmente, todas as entrevistas de emprego exigem curso de informática e com esse projeto muita gente vai aprender a usar o computador”.

INFOCENTROS
Camaçari já investe na área tecnológica com quatro infocentros. No local, as pessoas têm acesso a computadores conectados a internet de graça, onde é possível utilizar os recursos de informática para estudar, trabalhar, buscar entretenimento e se comunicar.

O Município conta hoje com três infocentros em parceria com o Governo do Estado, e um com a Petrobrás, localizados no Sine-Bahia, antigo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Biblioteca Jorge Amado e nos bairros do Phoc e Natal.

A educação também é contemplada com a inclusão digital. Das 90 escolas da rede municipal, 75 contam com laboratórios de informática, além das mesas inteligentes e da distribuição de computadores para docentes.

De acordo com Bruno Moura, membro do Comitê Gestor de Recursos Tecnológicos (CGRT), muitas ações já foram feitas rumo à construção da Cidade Inteligente, como a conectividade das unidades de saúde, a implantação da nova rede do Centro Administrativo e o monitoramento eletrônico. Atualmente, está em fase de implantação a rede da Educação.

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nesta terça (7/12)

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nes...

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da Cesta de Natal na sede

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.