Cidade garante acessibilidade para portador de deficiência

Iwwa Agência
Publicado 21/09/2009 08:09:39

No Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, que transcorre nesta segunda-feira (21/09), Camaçari é lembrada como uma das cidades brasileiras que mais oferecem condições para facilitar a vida dos portadores de necessidades especiais. Em acessibilidade, por exemplo, é reconhecida como uma das melhores de todo o Nordeste e do Brasil.

As pessoas com deficiências e famílias contam com diversos programas, a exemplo do Benefício de Prestação Continuada na Escola (BPC), que garante a permanência do estudante nas unidades de ensino, SOS Cidadão e Passe Livre Municipal, com 1.900 benefícios.

São estruturas como a Escola Especial do Centro de Atendimento Integrado à Criança (Caic), Centro de Apoio e Educação Inclusiva (CEI), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), dos deficientes visuais de Camaçari e Pestalozzi, mais o Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde (Cuidar), que em seis meses já atendeu mais de 6 mil pessoas.

A Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro é considerado um dos maiores complexos de inclusão social. A instalação de rampas de acesso, piso táctil, elevadores e corrimão nas escolas, praças e equipamentos públicos da cidade também mudaram a vida dos moradores.

Indiscutivelmente, Camaçari deu um grande salto na execução de políticas para pessoas com deficiência, nos últimos quatro anos e meio, com investimentos que garantem acessibilidade nos setores da educação, assistência social, esporte e saúde, com melhorias para centenas de pessoas.

O coordenador executivo dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado, Alexandre Carvalho Baroni, disse que Camaçari está em um bom patamar de acessibilidade à pessoa com deficiência, se comparada a diversas cidades brasileiras. “O trabalho desenvolvido pela atual gestão está ampliando as políticas para o setor”.

Atualmente, Camaçari é apontada como uma cidade que dá tratamento humanizado às pessoas com deficiência. O prefeito lembra que a Prefeitura, por exemplo, “tem rampas de acesso e elevadores para que a população procure o prefeito, faça reivindicações e sugestões”. Além disso, o Município conta com várias ferramentas de apoio ao portador de necessidades especiais.

Foto: Nelinho Oliveira

Município é um dos poucos com frota de ônibus adaptado -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segunda dose neste sábado (25)

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segund...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado para empréstimo

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.