Cidade do Saber presta contas do primeiro ano de gestão

Iwwa Agência
Publicado 11/05/2018 04:05:24

“Nesse primeiro ano de gestão da Cidade do Saber, o sentimento que marcou foi a união e a vontade de fazer acontecer de cada um que fez com que as ações da instituição se concretizassem”. Com essas palavras a secretária da Cultura, Marcia Tude, deu início à Audiência Pública Cidade do Saber: um ano de administração direta, realizada nesta sexta-feira (11/5), na Câmara de Vereadores.

Ainda de acordo com a titular da pasta, essa harmonia proporcionou uma administração objetiva, econômica, criativa, transparente e, sobretudo, focada no outro e “em atender essa comunidade tão carente no seu direito à cultura, educação e esporte”, salientou a secretaria, ao mesmo tempo em que agradeceu ao prefeito Elinaldo Araújo pela confiança depositada nas equipes de trabalho designadas para cumprir a missão de tornar a instituição uma referência em excelência de ensino. 

A gestão da Cidade do Saber é compartilhada entre as secretarias da Cultura, do Esporte, Lazer e Juventude, e da Educação, sendo que a Cultura é a pasta que capitanea as ações e atividades, bem como a manutenção e gerenciamento. O novo modelo de gestão implantado vem trazendo resultados positivos, na medida em que beneficia um maior número de cidadãos, com atividades de qualidade.

De acordo o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Sessé Abreu, o desafio agora é possibilitar de forma crescente a descentralização das ações culturais, levando as atividades para todos os cantos de Camaçari. “Os cursos, eventos e ações da Cidade do Saber fomentam o surgimento de novos talentos, de modo transparente e aberto a todos os cidadãos”, destacou o titular da pasta.

Na oportunidade, foram apresentados os números que tornaram a instituição, nesse primeiro ano de administração direta, um complexo integrado que garante à população, de forma gratuita, o direito a usufruir de cultura, esporte e educação.

Com investimento anual de mais de R$ 4 milhões, o número de beneficiados chegou a marca de 112.276, entre atendimentos diretos e indiretos. Nas áreas cultural e esportiva, foram ofertados, no total, 45 cursos. Destes, 30 de cultura e os demais de esporte. Sobre o perfil dos alunos, 62% do público é feminino, a faixa etária compreendida é de seis a 60 anos, com acolhimento de 56% de pessoas com renda familiar de até um salário mínimo. 

Foram divulgados ainda os produtos socioculturais em fase de implantação, a exemplo do Conservatório de Música, da Orquestra Jovem, da TV Cultura Camaçari, e das companhias Camaçari de Dança e de Teatro.

Após as explanações, foi aberto o debate para os presentes. Para animar a audiência pública, muita cultura e arte. Na ocasião, o público foi contagiado pelas apresentações da Orquestra de Violão, da banda Levada do Saber, e de uma aluna do curso de ginastica rítmica, todos ministrados na Cidade do Saber.

Além da participação popular, a audiência pública foi prestigiada por representantes dos poderes Executivo e Legislativo.

Slideshow | 4 fotos

Cidade do Saber presta contas do primeiro ano de gestão

Mais Notícias

Desfiles de blocos animam o último dia do Festival de Arembepe 2023

Desfiles de blocos animam o último dia do Festival de Arembepe 2023

Encontro dos Povos de Matrizes Africanas acontece no Teatro Alberto Martins nesta terça-feira (21)

Encontro dos Povos de Matrizes Africanas acontece no Teatro Alberto...

SESAU Fila Zero contabiliza 2.469 cirurgias eletivas realizadas

SESAU Fila Zero contabiliza 2.469 cirurgias eletivas realizadas

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us