A população de Camaçari agora conta com mais um instrumento de cultura, informação e lazer. Com o Memorial do Pólo, crianças, jovens e adultos podem conhecer um pouco mais da história do Município e do Complexo Industrial, responsável por parte do desenvolvimento da cidade e por 30% do Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia.
O memorial funciona na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro. A visitação é gratuita e aberta a toda população. Escolas que desejarem conhecer o espaço devem agendar visita. O centro funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, e conta com cinco monitores capacitados.
O espaço, de aproximadamente 200 metros quadrados, mostra de forma interativa e dinâmica a instalação e o crescimento do Pólo. Modernos recursos de multimídia, jogos interativos, painéis, fotos, mapas e documentários ajudam a contar a história do complexo, desde a implantação, como unidade de produção petroquímica, até a ampliação e transformação no maior complexo industrial integrado do Hemisfério Sul, com instalação de fábricas de automóveis, pneus, CD e DVD.
O centro de referência e informação também mostra o processo de transformação da matéria-prima até chegar a casa das pessoas, como tintas, detergentes, plásticos, carros e materiais feitos através de produtos recicláveis.
A idéia é informar de forma didática e lúdica os benefícios sócio-econômicos através da geração de emprego, renda e de produtos e serviços que fazem parte do cotidiano. O complexo industrial de Camaçari, que gera cerca de 15 mil empregos diretos e 20 mil indiretos, é formado por mais de 90 empresas de variados setores, como automotivo, pneus, metalúrgico, têxtil, celulose e serviços.
Idealizado do Cofic, o projeto foi desenvolvido pela museóloga Ângela Petitinga e pelo arquiteto Chico Mazzoni, da Doc-Expõe Gestão Museológica e Documental.

Espaço funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h -