Inaugurada no dia 22 de março de 2007, a Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro é um sucesso comprovado pelos moradores de Camaçari.
Em dois anos, o espaço considerado um dos maiores complexos de inclusão social do país, atendeu mais de 130 mil pessoas com cursos, atividades, palestras, shows e apresentações teatrais.
A população é unânime em afirmar que o surgimento do complexo mudou a vida de muita gente, a exemplo de Gabriel Araújo Barbosa, 14 anos, que faz natação desde a abertura do local. Antes só assistia televisão e jogava vídeogame diz.
Graças a Cidade do Saber, sua vida se transformou. Gabriel passou a praticar esporte diariamente tratando o problema de deficiência física. Minha intenção é ser um profissional de verdade, e venho melhorando dia a dia graças ao incentivo que recebo dos professores.
Outro exemplo de mudança é o do estudante José Caíque Souza Santana, 13 anos, que integra a equipe de alunos do curso de karatê. Devido à dedicação, participou do campeonato baiano e ficou em terceiro lugar. A cada dia aprendo um golpe novo e se não fosse o complexo não chegaria aqui porque minha família não tem condições de pagar um curso.
O teatro transformou a vida da estudante Suzana Lourenço Azevedo, 18 anos. Antes não me imaginava em um palco porque vivia em casa, trancada no quarto. Depois do curso comecei a participar de várias peças, a exemplo de Baile do Menino Deus.
RESULTADOS
O complexo esportivo e cultural também mudou a vida de Andréia Ferreira dos Santos, 35 anos, que ajuda no sustento da família através de apresentações de dança de salão, gafieira e forró universitário. Com o surgimento do centro, ela está se aprimorando nas aulas de dança de salão.
Aproveitando a chance da gratuidade, levou o marido, o mineiro Einstein Barbosa Correia, 28 anos, para aprender a dançar. Foi uma oportunidade maravilhosa. Estamos completamente entrosados e o local é perfeito e adequado para ensaiar. Os moradores de Camaçari agradecem ao resgate da cidadania.
Reunindo educação, cultura, esporte e lazer, a Cidade do Saber já matriculou 15 mil pessoas, nas 36 modalidades diferentes de cursos oferecidos.
O projeto venceu o prêmio Top Social 2007, um dos mais importantes selos de responsabilidade social do Norte/ Nordeste. Voltadas para pessoas de todas as idades e camadas, o programa promove a inclusão, estimula o aprendizado, a cidadania e o crescimento profissional e pessoal.