Cidade do Saber, 22 mil metros quadrados de esporte, arte e educação

Iwwa Agência
Publicado 20/03/2012 03:03:32

A Cidade do Saber Professor Raimundo Pinheiro, considerado um dos maiores complexos de inclusão social da América Latina, deu uma nova dinâmica à vida da população de Camaçari, que agora passa a contar com uma área de 22 mil metros quadrados para cursos e atividades gratuitas nas áreas esportiva, educacional e cultural.

O primeiro prédio do complexo abriga o Teatro da Cidade do Saber, segundo maior da Bahia, com capacidade para 568 pessoas. Com tecnologia de ponta, o espaço é palco de diversas apresentações teatrais e musicais do cenário baiano e nacional.

No mesmo prédio está instalado o Centro de Eventos, um conjunto de espaços (auditórios e sala de apoio) onde são realizados diversos tipos de eventos da Cidade do Saber ou de terceiros, através da locação de espaços. A verba é reaplicada na manutenção das atividades do complexo.

A Cidade do Saber também sedia uma série de atividades voltadas para o aperfeiçoamento profissional de docentes da rede municipal de ensino. As aulas são ministradas nas salas de formação e de vídeo-conferência, através do projeto de capacitação continuada da Seduc (Secretaria de Educação (Seduc) de Camaçari.

O segundo prédio do complexo abriga os cursos e oficinas culturais, a exemplo das aulas de dança moderna, dança de salão, teatro, música, artes plásticas, balé e idiomas. Nesse mesmo ambiente está localizado o Núcleo Infantil, com a gibiteca (espaço para o estímulo à leitura) e a brinquedoteca.

Compreende ainda o segundo prédio o Memorial do Polo Petroquímico e as salas para atividades esportivas, como as escolinhas de iniciação e esporte de rendimento.

O Museu de Ciência e Tecnologia Única (Universo da Criança e da Adolescência) também está instalado no prédio. O espaço traz cerca de 40 experimentos diferentes de Eletricidade e Magnetismo, Óptica e Ondas, e Mecânica e Energia.

Na área externa, a Cidade do Saber conta com uma piscina semi-olímpica para as atividades de natação e hidroginástica, ginásio poliesportivo com arquibancada e uma extensa área verde, local onde a presidenta Dilma Rousseff assinou a ordem de serviço das obras de revitalização da Bacia Integrada do Rio Camaçari.

Toda a estrutura da Cidade do Saber é adaptada para atendimento de pessoas portadoras de necessidades especiais.

Foto: Marina Silva

O complexo já beneficiou cerca de 50 mil moradores -

Mais Notícias

Mais de 45 escolas receberam melhorias nos últimos três meses

Mais de 45 escolas receberam melhorias nos últimos três meses

Readaptação e entusiasmo marcam volta às aulas da Pracinhas da Cultura

Readaptação e entusiasmo marcam volta às aulas da Pracinhas da Cultura

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.