Começa este mês o ciclo de lavagens em homenagens aos santos padroeiros das localidades da orla de Camaçari. Os festejos serão abertos em Vila de Abrantes e Barra do Pojuca, que referendam São Sebastião e São Francisco de Assis, respectivamente.
São Francisco de Assis também é o padroeiro de Monte Gordo, Jauá e Arembepe. Em fevereiro, serão realizadas duas lavagens menores, em Coqueiro de Arembepe e Cachoeirinha, situadas em Barra do Pojuca. As localidades prestigiam Nossa Senhora da Conceição e São Sebastião.
O ciclo de lavagens será encerrado, como todos os anos, com o Festival de Arembepe, a ser realizado na primeira quinzena de março, logo dias após o Carnaval.
Os ritos religiosos são realizados sempre às sextas-feiras, seguidos da festa que prossegue até segunda-feira, quando é encerrada com o tradicional Baile dos Coroas. No entanto, os festejos de Coqueiro de Arembepe e Cachoeirinha duram dois dias, sábado e domingo.
As lavagens, realizadas pela Prefeitura, têm como principal objetivo manter viva a tradição do povo de Camaçari e oferecer mais uma opção de cultura e lazer. Além disso, visa contribuir para a valorização dos artistas locais e o incremento da economia do Município.

Lavagem de Barra do Pojuca homenageia São Francisco -