Começou nesta terça-feira (09/07) o cadastramento dos estudantes do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). A ação visa formar um banco de dados com informações dos profissionais para vagas de emprego, de acordo com as necessidades das empresas.
Após finalizar o cadastramento, a Sedec fará reuniões com os representantes dos diversos segmentos do comércio local, a fim de garantir prioridade na contratação das pessoas qualificadas através do Pronatec.
Moradora do bairro Gleba A, Márcia Geane Piedade faz curso de Camareira e Meios de Hospedagem no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), por meio do Pronatec. “Realizar esta capacitação é uma oportunidade única e este cadastramento fortalece a esperança para conquista de um emprego”, disse Maria, que tem o segundo grau incompleto e atua informalmente com garçonete.
Beneficiada também pelo Pronatec, através do curso de manicure e pedicure no Senac, Marília dos Santos Andrade avalia o curso com a nota máxima. “Aprendo aqui várias técnicas que vão me ajudar a trabalhar com qualidade”, disse a jovem, que antes desenvolvia a atividade apenas como hobby.
Com a qualificação, Marília pretende desempenhar a atividade de manicure de forma profissional. “Espero que em breve, essa seja a minha fonte de renda”, disse a moradora do bairro Dos 46.
Atualmente, o Senac ministra aulas para 320 alunos do Pronatec nos turnos matutino e vespertino, em cursos de auxiliar administrativo, vendedor, camareira e meios de hospedagem, operador de caixa, recepcionista, auxiliar de cozinha, copeira e manicure e pedicure. As qualificações têm carga de 200 horas/aula e duração de até três meses.
O cadastramento dos alunos do Pronatec/SENAC segue até o dia 19. Nas semanas seguintes o procedimento será destinado aos alunos do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e do IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia).
O cadastramento de estudantes do Pronatec é uma iniciativa da Prefeitura, realizada pela Sedec (Secretaria do Desenvolvimento Econômico), através do Ciat (Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador), e com o apoio da Secin (Secretaria da Cidadania e Inclusão).