Chuvas de verão tendem a diminuir nos próximos dias

ASCOM BOT
Publicado 16/12/2008 09:12:15

As fortes chuvas de verão que acometeram Camaçari nos últimos 15 dias tendem a diminuir. A Defesa Civil do Município aposta em ações preventivas para eventuais precipitações pluviométricas que ocorram durante a estação.

Nenhuma ocorrência de alto grau de risco foi registrada durante o período, com exceção do desabamento de uma casa, no bairro do Dois de Julho, e de um deslizamento, que atingiu um casebre no Morro da Manteiga. As ocorrências acontecem devido às más condições das habitações e a localização inadequada, que com a incidência das chuvas teve a situação agravada.

Graças a medidas estruturais eficazes, realizadas em todo o Município, os impactos das chuvas de verão tendem a ser menores. Entre as áreas de risco na sede estão Nova Vitória, Maria Meire e Jardim Brasília. Já na Orla, Monte Gordo e alguns pontos de Vilas de Abrantes merecem atenção especial.

Atualmente, a Defesa Civil conta com um efetivo de 140 profissionais entre diretos e indiretos, responsáveis pelo sucesso da Operação Guarda-Chuva, que em parcerias com as secretarias da Infra-Estrutura (Seinfra), Saneamento (Sesan), Saúde (Sesau), Educação (Seduc) e a empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec).

AÇÕES
Entre as ações previstas para Operação Guarda-Chuva está a limpeza de canais, drenagem de rios, campanhas educativas e retirada de lixos, que ocasionam os alagamentos. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Camaçari, Ademar Lopes, “a maior parceria é com a população, que detecta o problema e nos comunica”.

A população deve evitar situações de risco como construção de casas em encostas, locais que tenham árvores com grande inclinação, além de evitar plantio de bananeiras, por se tratar de uma árvore pesada. Além desses fatores, as pessoas devem estar atentas a rachaduras nas residências e bocas de lobo entupidas. Em caso de ocorrência, a comunidade deve ligar para 199 e acionar a Defesa Civil, que atende 24 horas.

Foto: Agnaldo Silva

Equpe da Defesa Civil está em regime de plantão -

Mais Notícias

Prefeitura de Camaçari não dará ponto facultativo no Carnaval

Prefeitura de Camaçari não dará ponto facultativo no Carnaval

Melhoria em pavimento interdita provisoriamente a Jorge Amado no sentido HGC

Melhoria em pavimento interdita provisoriamente a Jorge Amado no se...

Leitos de internamento e regulação de pacientes é tema de reunião entre Sesau e diretoria do HGC

Leitos de internamento e regulação de pacientes é tema de reunião e...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.