Mesmo com a estiagem e a redução do índice pluviométrico em Camaçari para 20 e 33 milímetros, no sábado (17/04) e domingo (18/04), respectivamente, segundo a Agência Climatempo, a Defesa Civil pede que a população tenha alguns cuidados.
A maior preocupação do órgão municipal está relacionada ao descarte de lixo nas vias públicas, pois obstrui a passagem da água das chuvas. Além disso, o coordenador da Defesa Civil, Maurício Bonfim, pede que a população evite ir às ruas em dias muito chuvosos.
As ocorrências mais comuns são alagamento, pedido de lona e desabamento de encostas. Para atender a população, mais de 400 profissionais de diversas secretarias municipais e empresa terceirizada trabalham na dragagem de rios, monitoramento e desobstrução de vias públicas e rede de esgoto.
Os técnicos contam com pá carregadeira, caçambas, mais equipes para auxiliar na retirada do barro. Além disso, a Defesa Civil disponibiliza quatro viaturas pequenas, dois caminhões tanques, dois caminhões de apreensão de animais, dois carros-pipa e um carro Jet (utilizado para desobstrução de rede).
Qualquer solicitação deve ser feita através do número 199, que funciona durante 24 horas.
PRÉDIOS PÚBLICOS
Alguns prédios públicos também sofreram com a chuva. A situação se manteve sob controle por causa das medidas preventivas adotadas pela Prefeitura ao longo dos últimos meses.
As goteiras são os maiores problemas. Diante da situação, a Secretaria da Infra-Estrutura (Seinfra) está com uma equipe de técnicos visitando os locais para realização dos reparos necessários.