Camaçari foi um dos primeiros municípios baianos a fornecer cesta básica aos portadores de tuberculose. A doença pode ser acompanhada em 41 unidades de saúde, incluindo o HGC (Hospital Geral de Camaçari). Os pacientes recebem a medicação, atendimento e acompanhamento dos profissionais. Hoje, existem 94 casos em tratamento no Município.
Segundo Valdinice da França, técnica responsável pelo programa de controle de tuberculose da Vigilância Epidemiológica, o tratamento tem a duração de seis meses. Ela fez um alerta para que todas as pessoas com tosse há mais de três semanas procurem a unidade de saúde mais próxima de casa para fazer o exame de escarro.
De acordo com ela, a precaução também vale para as que convivem com o doente, que, por precaução, devem recorrer a um profissional para fazer um raio X.
TRABALHO
Camaçari foi recentemente representado no Encontro Estadual sobre Controle da Tuberculose, que aconteceu nos dias 18 e 19 de novembro, em Salvador, com um trabalho sobre Educação Permanente na Saúde, apresentado pelo diretor de planejamento da Secretaria da Saúde (Sesau), Walberto Herrera Medina. O evento contou com a participação de representantes de todos os municípios baianos.
Ele explica que o objetivo do trabalho é reeducar os profissionais a partir da prática, com a apresentação da experiência de educação permanente relacionado a um caso de tuberculose.
Para Walberto Medina, Camaçari tem avançado no tratamento da doença através de um atendimento de qualidade, acolhedor e mais humano. O trabalho também foi apresentado na 3ª Mostra Nacional de Saúde na Família, em Brasília, e será mostrado em outros estados.

O HGC é uma das 41 unidades que prestam atendimento -