Cerimônia consolida o catolicismo

Iwwa Agência
Publicado 20/02/2011 04:02:08

“Camaçari segue rumo ao progresso e se consolida cada vez mais, desta vez, através da fé da população”, declarou o prefeito Luiz Caetano durante a cerimônia de instalação canônica da Diocese e da posse do bispo diocesano, Dom João Carlos Petrini, que aconteceu sábado (19/02) na Catedral São Thomaz de Cantuária.

A cerimônia foi realizada pelo Núncio Apostólico, Dom Lourenzo Baldisseri, representante do Papa Bento XVI, que fez questão de ressaltar a importância do momento e falar da boa impressão que teve de Camaçari. “Hoje é um momento especial e histórico para o Município e para Igreja Católica”. E direcionando-se ao novo bispo disse que “a tarefa de um bispo é árdua, mas brilhante. A partir de agora, o futuro católico de Camaçari está em suas mãos”, finalizou.

O cardeal arcebispo Dom Geraldo Majella falou das características que contribuíram para que Camaçari fosse designada Diocese. “Cidade alegre e religiosa, bem localizada no cenário industrial, que cresce em larga escala e atrai pessoas de diversos cantos do país ansiosas por melhores condições de vida”.

A deputada estadual Luiza Maia também acompanhou de perto a cerimônia. “É uma felicidade enorme receber um bispo com uma história bonita de dedicação à igreja católica. Ele nos ajudará a resgatar valores importantes como o amor e a solidariedade”.

O presidente da Câmara de Vereadores, José de Elísio (PT do B), disse estar muito feliz com a instalação da nova Diocese. “O bispo Dom João Carlos Petrini vai nos ajudar a construir um novo momento em Camaçari”, disse confiante.

A cerimônia foi prestigiada pela comunidade eclesiástica de diversos estados e países, inclusive de Fermo, na Itália, cidade onde nasceu o bispo Dom João Carlos Petrini. Da lá veio uma delegação composta por três padres, cinco leigos (membros da igreja católica) e o vigário geral, Dom Pietro Orazi, que comanda a comissão da Itália e representa o bispo de Fermo, Luigi Conti.

Para Dom Pietro, é motivo de orgulho constatar que a igreja de Fermo contribuiu para o bem da igreja brasileira. Ele explica que sente gratidão pela igreja brasileira. “Quando Dom João Carlos Petrini veio ao Brasil era leigo, aqui amadureceu e encontrou a vocação sacerdotal, percorrendo um longo caminho até chegar a ser bispo de uma Diocese”, esclareceu.

Também marcaram presença na cerimônia os secretários de Governo, Francisco Franco, da Administração, Ademar Delgado, da Habitação, Djalma Machado, do Desenvolvimento Urbano, José Cupertino, da Educação, Luiz Valter Lima, das Relações Institucionais, Ademar Lopes, e do Esporte e Lazer, Raimundo Blumetti.

Os vereadores José Marcelino (PT), Elinaldo (DEM) e Jorge Curvelo (DEM) também estiveram presentes no evento, que reuniu ainda  prefeitos e vereadores das cidades que compõem a Diocese de Camaçari.  

Slideshow | 3 fotos

Cerimônia consolida o catolicismo

Mais Notícias

Arembepe recebe GTs para construção do Plano Municipal de Cultura

Arembepe recebe GTs para construção do Plano Municipal de Cultura

Gestora da Seinfra recebe moradores de Barra do Jacuípe

Gestora da Seinfra recebe moradores de Barra do Jacuípe

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.