Cerest informa sobre as doenças ocupacionais

Iwwa Agência
Publicado 22/02/2011 12:02:18

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Camaçari (Cerest) realiza, no próximo dia 2 de março, uma atividade alusiva ao Dia Internacional de Conscientização sobre as LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho), comemorado no próximo dia 28.

O evento é aberto a todos os trabalhadores e será realizado na sede do Cerest com a participação do secretário municipal da Saúde, Camilo Pinto. A programação ocorre das 8h às 12h e será aberta com o pronunciamento das autoridades, seguido da divulgação dos dados epidemiológicos sobre os agravos relacionados ao trabalho. Os dados a serem apresentados têm por base os registros dos atendimentos realizados pelo Cerest.  

Após a apresentação dos índices, haverá um coffe break e, em seguida, uma palestra com o tema: Ler/DORT: prevenção e tratamento, que será ministrada pela fisioterapeuta do Cesat (Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalho), Esperança Lino Mota. O evento será encerrado com a realização de atividades corporais, a partir das 11h30.

As Ler/Dorts são doenças caracterizadas pelo desgaste de estruturas do sistema músculo-esquelético que atinge profissionais de diversas áreas e idades. Dados do Cerest apontam que entre 2008 e 2010 foram registrados 268 casos na microrregião de Camaçari, composta pelo Município e as cidades de Simões Filho, Dias D’Ávila, Candeias, Mata de São João, Pojuca e Conde.   

Diante do alto índice dos casos de LER/DORT, o Cerest pretende conscientizar a população através do trabalho educativo e discutir, juntamente com os trabalhadores, medidas específicas para reduzir os casos na região.

O Cerest está situado na Avenida 28 de Setembro, próximo à Igreja Assembléia de Deus.

Foto: Agnaldo Silva

O Cerest atua na prevenção às doenças ocupacionais -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de janeiro de 2022

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de janeiro de 2022

Crianças quilombolas de 5 a 11 anos são vacinadas contra Covid-19

Crianças quilombolas de 5 a 11 anos são vacinadas contra Covid-19

Camaçari inicia vacinação contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e deficiência e retoma aplicação em adultos e adolescentes

Camaçari inicia vacinação contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 a...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.