Cerest informa sobre as doenças ocupacionais

Iwwa Agência
Publicado 22/02/2011 12:02:18

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Camaçari (Cerest) realiza, no próximo dia 2 de março, uma atividade alusiva ao Dia Internacional de Conscientização sobre as LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho), comemorado no próximo dia 28.

O evento é aberto a todos os trabalhadores e será realizado na sede do Cerest com a participação do secretário municipal da Saúde, Camilo Pinto. A programação ocorre das 8h às 12h e será aberta com o pronunciamento das autoridades, seguido da divulgação dos dados epidemiológicos sobre os agravos relacionados ao trabalho. Os dados a serem apresentados têm por base os registros dos atendimentos realizados pelo Cerest.  

Após a apresentação dos índices, haverá um coffe break e, em seguida, uma palestra com o tema: Ler/DORT: prevenção e tratamento, que será ministrada pela fisioterapeuta do Cesat (Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalho), Esperança Lino Mota. O evento será encerrado com a realização de atividades corporais, a partir das 11h30.

As Ler/Dorts são doenças caracterizadas pelo desgaste de estruturas do sistema músculo-esquelético que atinge profissionais de diversas áreas e idades. Dados do Cerest apontam que entre 2008 e 2010 foram registrados 268 casos na microrregião de Camaçari, composta pelo Município e as cidades de Simões Filho, Dias D’Ávila, Candeias, Mata de São João, Pojuca e Conde.   

Diante do alto índice dos casos de LER/DORT, o Cerest pretende conscientizar a população através do trabalho educativo e discutir, juntamente com os trabalhadores, medidas específicas para reduzir os casos na região.

O Cerest está situado na Avenida 28 de Setembro, próximo à Igreja Assembléia de Deus.

Foto: Agnaldo Silva

O Cerest atua na prevenção às doenças ocupacionais -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Projeto

Projeto "Das Telas às Imagens" promove exposição itinerante

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.