Cerca de 80 % das obras da rede de esgotamento sanitário da sede de Camaçari estão concluídas. As intervenções, consideradas uma das mais importantes e grandiosas da história do Município, contam com investimento na ordem de R$ 64 milhões, provenientes do PAC 1 (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal. As obras têm como finalidade promover mais qualidade de vida à população.
Atualmente, as equipes responsáveis pela obras trabalham nos emissários por gravidade e de recalque, este último responsável por interligar toda a rede de esgotamento e enviar os resíduos para a Estação de Tratamento, localizada na Cetrel.
Também são realizadas intervenções nos interceptores, que recebem o esgoto das redes coletoras e encaminham para as estações elevatórias, localizadas na rua Paranapanema, na avenida Luiz Gonzaga e rua do Toco, nos bairros do Natal, dos 46 e da Gleba E, respectivamente.
Na orla, as obras de esgotamento da área norte, que englobam as localidades de Itacimirim, Guarajuba, Barra do Pojuca e Monte Gordo, já foram entregues à Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A), que realiza a lavagem de rede e as ligações domiciliares.
Em breve, será divulgado o cronograma das obras de ampliação da rede de esgotamento sanitário, que serão executadas com mais R$ 50 milhões provenientes do PAC 2.