A Prefeitura de Camaçari começa a terceira etapa do programa de Inclusão Digital Docente. Através da Seduc (Secretaria da Educação), a administração municipal vai conceder cerca de 2 mil netbooks aos professores em efetiva regência de classe, aos coordenadores pedagógicos e gestores das unidades de ensino. Os computadores serão disponibilizados em regime de comodato por três anos e após esse período passam a ser de propriedade dos servidores.
A entrega dos novos equipamentos atende também a um requisito do programa Avança Educação que tem, dentre outras metas, o objetivo de implantar novas ferramentas no processo de inclusão tecnológica da rede de ensino que atendam não apenas os docentes, mas também os alunos.
De acordo com a secretaria, os computadores servirão não apenas com uma ferramenta de planejamento das aulas, mas também como um instrumento pedagógico que pode ser utilizado em sala de aula.
Os netbooks já foram comprados e a Prefeitura aguarda apenas a chegada dos equipamentos para marcar a data da cerimônia de entrega. A previsão é de que os computadores sejam entregues até o início do ano letivo de 2012 e contemple todos os profissionais que atendem aos critérios exigidos para receber o benefício.
CRITÉRIOS
Existem alguns critérios para que o educador seja contemplado com a entrega dos netbooks da Seduc, como, por exemplo, ser funcionário efetivo, estar no exercício da função, ter participado de um dos cursos de Inclusão Tecnológica promovido pelo Programa de Formação Continuada de Professores da Seduc e ter sido cadastrado pela unidade escolar no sistema E-Cidade, software público de Gestão Municipal.
Além disso, o servidor não deve estar em regime de estágio probatório e, nos últimos 12 meses, não pode ter tido mais de seis faltas sem justificativa e nem duas faltas em um mesmo mês.
INCLUSÃO DIGITAL DOCENTE
O programa de Inclusão Digital Docente começou em 2007 com a oferta de 1.200 computadores aos professores, coordenadores pedagógicos e gestores da unidade de ensino.
Na segunda etapa, iniciada em 2009, a Prefeitura equipou as unidades de ensino com notebooks a serem utilizados pelos secretários escolares e gestores das escolas.