Com o objetivo de chamar a atenção da população para os malefícios causados pelo fumo, o Ceonc (Centro de Oncologia de Camaçari) promove, nesta quinta-feira (31/05), palestras em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, comemorado no dia 31 de maio. A iniciativa será realizada a partir das 9h, no Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde).
A coordenadora do Ceonc e representante do Programa Nacional de Controle do Tabagismo no Município, Luciana Jaqueline, abre a programação com a palestra sobre Tabagismo como problema de saúde pública. Enquanto a psicóloga do Ceonc, Agda Cecília, ministra a segunda palestra do evento sobre Dependência química.
De acordo com Luciana Jaqueline, o tabagismo é considerado um fator de risco para diversas doenças, entre elas o câncer, e “uma das principais causas de mortes no Brasil”, disse. Na ocasião, será oferecida aplicação do teste Fagerstrom, que mede o grau de dependência da nicotina, para os fumantes que comparecerem ao evento.
O Ceonc realiza ações pontuais nas datas alusivas ao tabaco como forma de sensibilizar a população sobre os males do cigarro e ajudar as pessoas que querem parar de fumar e não conseguem. As ações são subsidiadas pelo Programa Estadual de Controle do Tabagismo da Sesab (Secretaria Estadual da Saúde).

Coordenadora do Ceonc, Luciana Jaqueline -