Ceonc realiza manhã de homenagens

Iwwa Agência
Publicado 04/05/2011 02:05:12

Uma manhã repleta de atividades, integração e acolhimento. Esta foi a proposta do Ceonc (Centro de Oncologia de Camaçari) para comemorar o Dia das Mães. Celebrada no segundo domingo do mês de maio, a data foi antecipada para esta quarta-feira (04/05), dia da reunião do Grupo de Mulheres Reaprendendo a Viver, formado por pacientes da unidade.

A programação começou com a apresentação de uma peça teatral e prosseguiu com muita música, recital de poema e palestras sobre resiliência, ministrada pela assistente social Inês Rosa, e sobre a mulher, realizada pela enfermeira Adriana Brandão. Também foi oferecido um café da manhã e sorteado brindes para as pacientes. 

Para a coordenadora do Ceonc, Luciana Jaqueline, além de comemorar o Dia das Mães, o momento é oportuno para festejar também as conquistas alcançadas pelo grupo, as evoluções do Ceonc e a qualidade da assistência médica. “Criamos um grupo com o intuito de humanizar o tratamento e dar força ao paciente, afinal, a vivência de uma pessoa pode ajudar na recuperação da outra”, analisa a enfermeira. 

Formado há dois anos pela equipe da Ceonc, o Grupo Reaprendendo a Viver reúne 15 mulheres para a troca de experiências, promoção de atividades educativas e celebração de datas comemorativas. Os encontros são realizados todas as quartas-feiras, às 10h, no auditório do centro.  

De acordo com a enfermeira Adriana Brandão, esta foi a maneira encontrada pelo Ceonc para “promover um pouco de alegria e descontração no tratamento do câncer e não ficar restrito apenas ao atendimento médico”.      

A paciente Zildete Nascimento é acompanhada pela equipe do Ceonc desde 2009 e fez questão de participar das atividades. “Nem todos estão preparados para aceitar o câncer. Através deste grupo, encontrei outras pessoas para dividir minhas experiências”, relata.

Atualmente, o Ceonc acompanha 1.878 pessoas com diagnóstico ou suspeita de câncer. Com uma equipe multidisciplinar, o centro reúne dois mastologistas, um urologista, uma ginecologista, uma enfermeira, três técnicas de enfermagem, uma assistente social, um nutricionista e cinco auxiliares administrativos.

A unidade de tratamento funciona no Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde), localizado na rua da Rodoviária, n° 178, Centro.     

Slideshow | 4 fotos

Ceonc realiza manhã de homenagens

Mais Notícias

Prefeito entrega requalificação do CIEI Parque Real Serra Verde

Prefeito entrega requalificação do CIEI Parque Real Serra Verde

Sehab suspende atendimento presencial até dia 4 de fevereiro

Sehab suspende atendimento presencial até dia 4 de fevereiro

Sesp suspende atendimento presencial por medida de segurança

Sesp suspende atendimento presencial por medida de segurança

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.