Ceonc realiza manhã de homenagens

Iwwa Agência
Publicado 04/05/2011 02:05:12

Uma manhã repleta de atividades, integração e acolhimento. Esta foi a proposta do Ceonc (Centro de Oncologia de Camaçari) para comemorar o Dia das Mães. Celebrada no segundo domingo do mês de maio, a data foi antecipada para esta quarta-feira (04/05), dia da reunião do Grupo de Mulheres Reaprendendo a Viver, formado por pacientes da unidade.

A programação começou com a apresentação de uma peça teatral e prosseguiu com muita música, recital de poema e palestras sobre resiliência, ministrada pela assistente social Inês Rosa, e sobre a mulher, realizada pela enfermeira Adriana Brandão. Também foi oferecido um café da manhã e sorteado brindes para as pacientes. 

Para a coordenadora do Ceonc, Luciana Jaqueline, além de comemorar o Dia das Mães, o momento é oportuno para festejar também as conquistas alcançadas pelo grupo, as evoluções do Ceonc e a qualidade da assistência médica. “Criamos um grupo com o intuito de humanizar o tratamento e dar força ao paciente, afinal, a vivência de uma pessoa pode ajudar na recuperação da outra”, analisa a enfermeira. 

Formado há dois anos pela equipe da Ceonc, o Grupo Reaprendendo a Viver reúne 15 mulheres para a troca de experiências, promoção de atividades educativas e celebração de datas comemorativas. Os encontros são realizados todas as quartas-feiras, às 10h, no auditório do centro.  

De acordo com a enfermeira Adriana Brandão, esta foi a maneira encontrada pelo Ceonc para “promover um pouco de alegria e descontração no tratamento do câncer e não ficar restrito apenas ao atendimento médico”.      

A paciente Zildete Nascimento é acompanhada pela equipe do Ceonc desde 2009 e fez questão de participar das atividades. “Nem todos estão preparados para aceitar o câncer. Através deste grupo, encontrei outras pessoas para dividir minhas experiências”, relata.

Atualmente, o Ceonc acompanha 1.878 pessoas com diagnóstico ou suspeita de câncer. Com uma equipe multidisciplinar, o centro reúne dois mastologistas, um urologista, uma ginecologista, uma enfermeira, três técnicas de enfermagem, uma assistente social, um nutricionista e cinco auxiliares administrativos.

A unidade de tratamento funciona no Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde), localizado na rua da Rodoviária, n° 178, Centro.     

Slideshow | 4 fotos

Ceonc realiza manhã de homenagens

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segunda dose neste sábado (25)

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segund...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado para empréstimo

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.