Ceonc organiza campanha educativa

Iwwa Agência
Publicado 27/05/2011 02:05:23

O Dia Mundial sem Tabaco, comemorado em 31 de maio, será lembrado no Município com diversas atividades. A Secretaria da Saúde (Sesau), através do Centro de Oncologia Camaçari (Ceonc), vai realizar na segunda-feira (30/05), uma feira de saúde na praça Desembargador Montenegro, além de uma palestra na terça-feira (31/05).

O evento, que acontece das 9h às 16h, contará com serviços de educação em saúde, com informações sobre as doenças causadas pelo fumo, panfletagem, ensino de hábitos saudáveis e qualidade de vida, teste de glicemia, aferição de pressão, vacinação, além de atividade lúdicas.

Na terça-feira (31/05), às 14h, no auditório do Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde), acontece a palestra sobre Tabagismo como tema de saúde pública e Estratégias para deixar de fumar, ministrada pela coordenadora do Ceonc, Luciana Jaqueline.

O fumo é responsável pelo desenvolvimento de diversas doenças, dentre elas, as cardiovasculares, as respiratórias, além do câncer de pulmão e de boca, segundo a coordenadora. “As pessoas precisam ter consciência que o tabagismo é um problema de saúde pública”, explica Luciana Jaqueline.

TABAGISMO

Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) apontam o tabagismo como a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Estima-se que um terço da população mundial adulta, ou seja, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas, sejam fumantes.

A cada ano o cigarro mata quase cinco milhões de pessoas em todo o mundo – 200 mil delas no Brasil. A dependência química causada pela nicotina está associada a 90% dos casos de câncer de pulmão, 85% dos óbitos por enfisema pulmonar, 40% dos derrames cerebrais e 25% dos enfartes.

Foto: Wendell Wagner

Ação do Ceonc será na Desembargador Montenegro -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 15 de janeiro de 2022

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 15 de janeiro de 2022

Vacinação de crianças quilombolas contra Covid-19 acontece neste domingo (16)

Vacinação de crianças quilombolas contra Covid-19 acontece neste do...

Cidade do Saber abre matrículas na próxima segunda-feira (17)

Cidade do Saber abre matrículas na próxima segunda-feira (17)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.