Ceonc organiza campanha educativa

Iwwa Agência
Publicado 27/05/2011 02:05:23

O Dia Mundial sem Tabaco, comemorado em 31 de maio, será lembrado no Município com diversas atividades. A Secretaria da Saúde (Sesau), através do Centro de Oncologia Camaçari (Ceonc), vai realizar na segunda-feira (30/05), uma feira de saúde na praça Desembargador Montenegro, além de uma palestra na terça-feira (31/05).

O evento, que acontece das 9h às 16h, contará com serviços de educação em saúde, com informações sobre as doenças causadas pelo fumo, panfletagem, ensino de hábitos saudáveis e qualidade de vida, teste de glicemia, aferição de pressão, vacinação, além de atividade lúdicas.

Na terça-feira (31/05), às 14h, no auditório do Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde), acontece a palestra sobre Tabagismo como tema de saúde pública e Estratégias para deixar de fumar, ministrada pela coordenadora do Ceonc, Luciana Jaqueline.

O fumo é responsável pelo desenvolvimento de diversas doenças, dentre elas, as cardiovasculares, as respiratórias, além do câncer de pulmão e de boca, segundo a coordenadora. “As pessoas precisam ter consciência que o tabagismo é um problema de saúde pública”, explica Luciana Jaqueline.

TABAGISMO

Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) apontam o tabagismo como a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Estima-se que um terço da população mundial adulta, ou seja, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas, sejam fumantes.

A cada ano o cigarro mata quase cinco milhões de pessoas em todo o mundo – 200 mil delas no Brasil. A dependência química causada pela nicotina está associada a 90% dos casos de câncer de pulmão, 85% dos óbitos por enfisema pulmonar, 40% dos derrames cerebrais e 25% dos enfartes.

Foto: Wendell Wagner

Ação do Ceonc será na Desembargador Montenegro -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Projeto

Projeto "Das Telas às Imagens" promove exposição itinerante

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.