Ceonc irá oferecer serviço de biópsia

Iwwa Agência
Publicado 18/01/2012 12:01:28

A partir de sexta-feira (20/01), o Ceonc (Centro de Oncologia de Camaçari), que funciona no Cuidar, começa a realizar o serviço de biópsia para pacientes com suspeita de câncer de próstata.

O equipamento, denominado Pistola de Core Biopsy e de alta tecnologia, já foi adquirido pela Prefeitura e permite a retirada de pequenos fragmentos do nódulo para estudo em laboratório.

A realização da biópsia amplia a rede de serviços oferecidos pela Sesau (Secretaria da Saúde) e facilita muito a vida dos usuários, que antes precisavam se deslocar até Salvador para fazer o exame, considerado fundamental para a conclusão do diagnóstico de câncer.

A princípio, o procedimento será feito por um médico urologista e equipe devidamente qualificada. A meta do Ceonc é realizar, em breve, biópsia também para a especialidade de mastologia, para detecção de câncer de mama.

De acordo com a coordenadora do Ceonc, Luciana Jaqueline, a coleta do material acontecerá todas as sextas-feiras, sempre à tarde, beneficiando quatro usuários por vez. “É um avanço significativo para os pacientes, reduzindo o tempo de espera para início do tratamento”.

Ainda segundo a coordenadora, antes de passar pelo procedimento, a pessoa deve se dirigir à unidade, às quartas-feiras, às 8h e às 13h, com os documentos pessoais e exames previamente realizados. A partir daí será orientada por equipe multiprofissional, fará uma pré-consulta e a marcação da biópsia.

O Ceonc funciona no Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde), localizado na rua Delegado Clayton Leão Chaves, próximo a rodoviária, no Centro.

Foto: Wendell Wagner

A biopsia é feita com a Pistola de Core Biopsy -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 20 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 20 de outubro de 2021

Realização da Semana Global do Empreendedorismo em Camaçari é tema de reunião

Realização da Semana Global do Empreendedorismo em Camaçari é tema ...

Inscrições para Gincana Cultural Virtual são prorrogadas para segunda-feira (25)

Inscrições para Gincana Cultural Virtual são prorrogadas para segun...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.