Ceonc ganha novos equipamentos

Iwwa Agência
Publicado 08/04/2011 04:04:19

O Dia Mundial de Luta contra o Câncer, celebrado sexta-feira (08/04), foi comemorado pelo Centro de Oncologia de Camaçari (Ceonc) com mais investimentos nos serviços oferecidos pela unidade. Recentemente, o Ceonc, que fica localizado no Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde), recebeu importantes equipamentos para exames de detecção precoce do câncer.

Um dos novos equipamentos é um moderno aparelho de ultrassonografia, que irá auxiliar os médicos na identificação de nódulos (caroços) bem pequenos, quase impalpáveis. O outro é uma pistola de Core Biopsy, que permite a coleta de material para biópsia (retirada parcial do nódulo para estudo em laboratório).

De acordo com a coordenadora do Ceonc, Luciana Jaqueline, a expectativa é de que os equipamentos comecem a ser utilizados no final deste mês. “Os profissionais irão passar por um treinamento para o correto manuseio dos aparelhos”, esclarece. Luciana Jaqueline ainda acrescenta que “não há melhor forma de se comemorar a luta contra o câncer do que novos investimentos tecnológicos para detectar a doença de forma precoce”.

Outra novidade que vai melhorar ainda mais o atendimento e dar um suporte psicológico aos pacientes é a Terapia em Grupo, que nos próximos dias abordará temas diferentes, bem como a participação de convidados de diversas áreas, a exemplo de fisioterapeutas que poderão desenvolver atividades físicas com os pacientes.

 CEONC

O Centro de Oncologia de Camaçari – Ceonc – acompanha, atualmente, 1.852 pessoas, entre pacientes com diagnóstico de câncer confirmado ou com suspeita de terem a doença.

A unidade realiza um trabalho multidisciplinar, com a oferta de serviços médicos nas especialidades de mastologia, ginecologia e urologia, além de serviços de Terapia em Grupo, assistência social, enfermagem e nutricional.

Apesar de apenas possuir especialistas nas áreas de mastologia, ginecologia e urologia, o Ceonc acompanha pacientes com todos os tipos de câncer. Nestes casos, eles são encaminhados para consultas com especialistas em outras unidades de saúde, mas recebem atenção integral dos profissionais do Ceonc, bem como, têm acesso aos demais serviços disponibilizados pelo Centro. Em dois anos de funcionamento, a unidade realizou mais de 34 mil procedimentos, entre consultas e exames.

Foto: Wendell Wagner

Atualmente o Ceonc acompanha 1.852 pessoas -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue para as três doses

Vacinação contra Covid segue para as três doses

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de setembro de 2021

Seduc inicia 6ª etapa da entrega do Vale Merenda dia 29 de setembro

Seduc inicia 6ª etapa da entrega do Vale Merenda dia 29 de setembro

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.