Ceonc discute prevenção ao câncer de mama e de útero

Iwwa Agência
Publicado 07/05/2009 02:05:12

Como parte das comemorações do Dia das Mães, a Secretaria da Saúde (Sesau), através do Centro de Oncologia de Camaçari (Ceonc), realizou na tarde desta quinta-feira (07/05), seminário no espaço Conviver sobre as prevenções do câncer de mama e do colo do útero.

Com uma apresentação do corpo de balé da Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, foi iniciada a palestra para os idosos do espaço Conviver e pacientes do Ceonc. Participaram a vice-prefeita, Tereza Giffoni e a secretária da Sesau, Efigênia Cardoso.

De acordo com Tereza Gifonni, o seminário é importante, principalmente por estar sendo realizado no espaço Conviver, onde é grande a presença de mulheres acima de 50 anos. “A incidência de câncer de mama e de colo de útero é muito grande nessa faixa etária. O encontro é uma oportunidade para tirar dúvidas e obter esclarecimentos”, finaliza.

A Secretária da Saúde, Efigênia Cardoso, salientou que as mulheres precisam estar bem informadas em relação aos sintomas e diagnósticos do câncer. O Ceonc diagnostica e trata o câncer nas diversas especialidades, além de promover a reintegração social e o exercício da cidadania das pessoas com a doença.

De acordo com a Coordenadora, Luciana Jaqueline, há três meses funcionando no Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde (Cuidar), a unidade beneficiou 412 moradores de Camaçari entre fevereiro e abril.

É o caso de Maria Isabel, moradora do bairro dos 46, que há um ano descobriu um câncer de mama em exames periódicos. “Achava que ia morrer, mas graças a Deus fiz meu tratamento e me curei”, relata. Ela ainda se mostrou entusiasmada com o seminário promovido pela Sesau, “esse evento é muito esclarecedor”, finaliza.

Segundo Luciana Jaqueline, o autoexame é a forma mais fácil de descobrir algum nódulo ou caroço nos seios. No caso do câncer de colo do útero, a mulher deve fazer sempre o exame preventivo, conhecido como Papanicolaou.

Também participaram do evento, a diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade da Sesau, doutora Jane Cleides, o mastologista, Lucas Geovane e o ginecologista, Renato Saúde, ambos da Ceonc.

Foto: Agnaldo Silva

Seminário foi realizado no espaço Conviver -

Mais Notícias

Secult se reúne com agentes culturais em visita à Lagoa da Paz

Secult se reúne com agentes culturais em visita à Lagoa da Paz

Observatório de Dados é lançado pela Secult

Observatório de Dados é lançado pela Secult

Gestoras se reúnem para dialogar sobre o Horto Florestal

Gestoras se reúnem para dialogar sobre o Horto Florestal

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.