Ceonc comemora 1ª cirurgia reconstrutora de mama

Iwwa Agência
Publicado 06/04/2010 04:04:54

Ter um diagnóstico de câncer de mama é extremamente complicado, difícil e perigoso para a mulher. A incidência da doença e a mortalidade são altas e levantamentos recentes apontam um crescimento nos índices, na última década. Em Camaçari, cerca de 1.500 mulheres estão em tratamento no Ceonc (Centro de Oncologia de Camaçari), que em apenas um ano de funcionamento vem facilitando o acesso da população ao tratamento.

Recentemente, um caso bem sucedido de tratamento e reabilitação de uma paciente foi comemorado pelo centro. O Ceonc acompanhou, encaminhou e intermediou a cirurgia de reconstrução da mama da paciente, tudo isso em tempo recorde.

Acompanhada pela instituição desde 2009, com encaminhamento para retirada radical da mama, radioterapia, quimioterapia e acompanhamento psicológico, a paciente de 49 anos (com identidade preservada) foi a primeira mulher no município a passar por cirurgia de reconstrução da mama de forma gratuita.

Após a retirada do seio e parecer favorável do laudo médico, que não apontava sinais de reincidivas da doença, a paciente foi encaminhada, em fevereiro deste ano, para a cirurgia de reconstrução mamária em um hospital de Salvador.

Através da intervenção do Cuidar junto a hospitais de Salvador, apenas um mês após a solicitação para a cirurgia plástica restauradora, a paciente conseguiu realizar o procedimento, considerado um sucesso.

Para a coordenadora do Ceonc, Luciana Jaqueline, o diferencial do centro de referência é que a paciente não fica apenas na intervenção cirúrgica, ela é acompanhada durante todo o tratamento por uma equipe que auxilia na recuperação, oferecendo tratamento integral.

A coordenadora comemorou os resultados e destacou que a principal missão do Ceonc é oferecer atendimento completo ao paciente, com efetividade da resolução dos problemas de forma humanizada e com garantia de qualidade dos serviços prestados a população.

O Cuidar é referência em tratamento de câncer e, além do Centro Oncologia de Camaçari (Ceonc), integra uma rede de tratamentos, que inclui a Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme (Unifal) e os Centros Multiprofissional de Reabilitação Física (Cempre). Todos funcionam no mesmo endereço, na Rua da Rodoviária, 178, Centro.

Foto: Carol Garcia

Cerca de 1.500 mulheres estão em tratamento no Ceonc -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª dose para a terça (28/9) devem antecipar a vacina

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª d...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.