Centro realiza atividades para sensibilizar trabalhador

Iwwa Agência
Publicado 27/07/2011 03:07:28

Com intuito de prevenir e conscientizar a população sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho, o Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) de Camaçari realizou na manhã desta quarta-feira (27/07), palestras em alusão ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho.

O evento reuniu cerca de 50 pessoas no auditório do Centro entre profissionais de saúde, representantes de sindicatos e coordenadores das unidades de saúde.

Na oportunidade, foram debatidos temas como o Estudo da Demanda do Cerest, construído através dos números de atendimentos realizados pela unidade nos anos de 2009 e 2010, além do Acompanhamento dos Casos de Acidentes de Trabalho em Camaçari, realizado através da vigilância em ambientes e processos de trabalho em empresas do Município. As palestras foram proferidas por profissionais do Cerest.

Para o metalúrgico, Jorge Souza, 34 anos, ações como a de hoje (27/07) são de suma importância para alertar a sociedade sobre as precauções que todos devem ter no ambiente de trabalho

Os estudos realizados pelo Cerest têm objetivo de conhecer o perfil da população trabalhadora atendida em Camaçari e nos seis municípios da microrregião acolhida pelo Centro, que contempla Candeias, São Francisco do Conde, Dias D’Ávila, Mata de São João, Pojuca e Simões Filho.

De acordo com a pesquisa, entre os anos de 2009 e 2010, houve uma diminuição de aproximadamente de 38% nos agravos diagnosticados. Os casos mais freqüentes são lesões no ombro, síndrome do túnel do carpo, LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), dentre outras.

Segundo o coordenador do Cerest, Celso Joélio Teodoro, a socialização das informações produzidas na unidade é importante e visa estimular a mudança da cultura, ainda vigente, de culpabilidade do trabalhador pela ocorrência do acidente.

Ainda segundo o coordenador, o Centro atende não só os trabalhadores formais, mas todos que exercem uma atividade remunerada, inclusive os trabalhadores informais da zona urbana e rural.

O Cerest está situado na avenida 28 de Setembro, antiga Radial A, ao lado do antigo prédio do INSS. Outras informações pelo telefone 3621-0339 ou pelo correio eletrônico cerest@sesau.camacari.ba.gov.br.

Foto: Wendell Wagner

Cerca de 50 pessoas participam da palestra no Cerest -

Mais Notícias

Secult se reúne com agentes culturais em visita à Lagoa da Paz

Secult se reúne com agentes culturais em visita à Lagoa da Paz

Observatório de Dados é lançado pela Secult

Observatório de Dados é lançado pela Secult

Gestoras se reúnem para dialogar sobre o Horto Florestal

Gestoras se reúnem para dialogar sobre o Horto Florestal

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.