Centro de Oncologia faz caminhada educativa

Iwwa Agência
Publicado 17/12/2009 06:12:26

Um grande trabalho de prevenção e promoção à saúde aconteceu hoje (17/12), em algumas das principais ruas de Camaçari. A atividade, que faz parte da 1ª caminhada pela vida contra o câncer, contou com um mini trio para realização de palestras educativas. A ação foi coordenada por profissionais do Centro de Oncologia (Ceonc) do Município e contou com a participação de usuários e profissionais da rede de saúde.

Antes da caminhada foi realizado um desfile para eleição de três misses simpatias da Ceonc e entrega de presentes. Depois o grupo saiu rumo ao Centro Administrativo, seguiu pela rua Francisco Drumond, avenida Luiz Eduardo Magalhães e retornou ao Centro de Oncologia.

“A caminhada é importante porque chama a atenção para os cuidados necessários com a saúde. Depois que comecei a ser atendida pelo centro ganhei uma nova família e recuperei minha auto-estima, que foi abalada pela doença. Aqui tenho todo acompanhamento necessário e estou feliz por poder ser mãe novamente”, conta Eliane da Silva Santos, que faz um tratamento contra câncer de colo de útero e está grávida de quatro meses.

O aposentado Benedito Maurício da Rocha, 69 anos, fala animado do evento e processo de recuperação. “Quando fui convidado para participar da caminhada vim correndo porque pra mim é um prazer conviver com esta equipe. Foi aqui que recuperei a vontade de viver”, diz o aposentado, recém operado de um câncer na próstata.

Durante a caminhada, os profissionais de saúde também orientaram a comunidade sobre alguns fatores de risco do câncer, como a exposição excessiva ao sol, uso do álcool e da bebida, e chamou a atenção para a prática dos hábitos saudáveis. A distribuição de panfletos educativos reforçou a proposta.

As pessoas que participaram da caminhada foram cadastrados e terão direito a consulta com ginecologista, urologista, mastologista e ortopedista, especialistas do Centro de Oncologia. Segundo a coordenadora do Ceonc, Luciana Jaqueline Silva, a 1ª Caminhada pela vida contra o câncer também tem o objetivo de informar à população que Camaçari dispõe de uma unidade específica para tratamento da doença.

“A proposta é fazer uma campanha com informação, alegria e integração. A caminhada também é uma alusão ao dia 27 de novembro, quando se comemora o Dia Nacional de Combate ao Câncer”, diz Luciana Jaqueline, informando que o câncer, principalmente o de mama, é a terceira causa de morte em Camaçari.

CEONC

O Centro de Oncologia de Camaçari acolhe pacientes com suspeita ou caso confirmado de câncer. No local, o usuário passa por uma triagem e recebe orientação sobre a doença, medicamentos e métodos utilizados no tratamento.

Além de consultas com médicos oncologistas, os portadores de câncer recebem suporte social, psicológico, nutricional e musicoterapia. Enquanto os pacientes aguardam as consultas, é disponibilizado trabalho de educação em saúde.

O Ceonc contabiliza cerca de um mil pacientes cadastrados e está localizado no Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde (Cuidar), que fica na rua da Rodoviária,s/n, centro. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Slideshow | 2 fotos

Centro de Oncologia faz caminhada educativa

Mais Notícias

Prefeito vistoria iluminação do novo Horto Florestal

Prefeito vistoria iluminação do novo Horto Florestal

População de 12 anos acima é convocada para vacinação contra Covid

População de 12 anos acima é convocada para vacinação contra Covid

Pré-conferência de Saúde da costa de Camaçari elege delegados e propostas

Pré-conferência de Saúde da costa de Camaçari elege delegados e pro...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.