A Prefeitura inaugura o CRIE (Centro de Referência à Inclusão Escolar) nesta sexta-feira (15/07), às 9h. O espaço, situado no edifício Vargas Leal, na rua Francisco Drumond, tem como finalidade agregar serviços de atenção à inclusão escolar com atendimento educacional especializado, apoio psicopedagógico, oficinas e vivências para educandos, educadores e familiares e encaminhamentos para serviços de saúde e assistência social.
Os acompanhamentos sociais e psicopedagógicos são para crianças com dificuldades de aprendizagem ou com problemas de saúde mental que estejam matriculadas na rede municipal de ensino e vão suplementar e complementar os serviços educacionais ofertados aos estudantes. A proposta é garantir mais qualidade no serviço oferecido à comunidade e a permanência dos alunos com necessidades especiais na rede municipal.
Dentre os serviços e ações que serão desenvolvidas no CRIE estão o acolhimento e informação aos educandos e familiares, encaminhamento para matrícula nas escolas regulares e nos centros e serviços de apoio educacionais especializados e encaminhamento para serviço de saúde e assistência social.
Para ser atendido pelo CRIE é preciso procurar o serviço pedagógico da escola em que o aluno está matriculado, para que a coordenadora faça o encaminhamento. Os atendimentos serão realizados no turno oposto ao do ensino regular, divididos em núcleos que atendem as necessidades especiais dos estudantes, como os deficientes auditivos, por exemplo.
O Centro será gerido pela Seduc (Secretaria de Educação), mas conta com a parceria da Sesau (Secretaria da Saúde). O espaço é mais uma ação intersetorial do governo municipal.