Um dos pilares fundamentais para uma boa administração municipal é a inclusão social da população, e a Prefeitura de Camaçari tem trabalhado neste sentido. Prova disso, é o curso de braile para a comunidade, a ser realizado entre os dias 17 e 28 de agosto, no Centro de Apoio e Educação Inclusiva (CEI) do Município.
São oferecidas 60 vagas, dividas em duas turmas. Os interessados devem se inscrever no CEI, no bairro Dois de Julho. A abertura será nesta sexta-feira (14/08), na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, às 14h.
Na ocasião, os participantes conhecerão o que é o CEI, além de assistirem as palestras sobre Inclusão é possível e Baixa visão: aspectos pedagógicos. Também acontecem apresentações dos recursos materiais do CEI e do grupo musical.
Durante o curso, além de capacitadas, as pessoas trabalham a sensibilidade e o tratamento com os deficientes visuais. As aulas são voltadas para estudantes universitários, assistentes sociais, professores, gestores e coordenadores da rede regular de ensino, pais, terapeutas ocupacionais e oftalmologistas.
O conteúdo programático é sobre escrita braile, alfabeto, sílabas, palavras, frases, simbologia matemática, atividade da vida diária e sorobã, adaptação do ábaco para as atividades matemáticas. As aulas acontecem de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no CEI.
O encerramento acontece no dia 28, no CEI, às 14h. Na ocasião, acontece explanação sobre outras modalidades do Centro, Orientação e Mobilidade e Informática. Uma apresentação musical dos alunos do Centro de Apoio e Educação Inclusiva encerra o evento.
Na 7ª edição, o curso de braile para a comunidade atendeu cerca de 200 pessoas. O objetivo é contribuir para o processo de inclusão dos alunos com deficiência visual e colaborar com a formação continuada dos profissionais. A iniciativa é da Secretaria da Educação (Seduc) do Município.
CEI
O Centro de Apoio e Educação Inclusiva de Camaçari presta atendimento aos estudantes cegos e de baixa visão. As atividades são complementares ao ensino regular e acontecem no turno oposto ao do colégio. Atualmente, o CEI atende 150 alunos, nas áreas de orientação, alfabetização em braile, música, teatro, artes plásticas, educação física, entre outras.

Aulas no CEI começam dia 17 e beneficiam 60 alunos -