Centro de Educação oferece curso de braile

Iwwa Agência
Publicado 10/08/2009 04:08:47

Um dos pilares fundamentais para uma boa administração municipal é a inclusão social da população, e a Prefeitura de Camaçari tem trabalhado neste sentido. Prova disso, é o curso de braile para a comunidade, a ser realizado entre os dias 17 e 28 de agosto, no Centro de Apoio e Educação Inclusiva (CEI) do Município.

São oferecidas 60 vagas, dividas em duas turmas. Os interessados devem se inscrever no CEI, no bairro Dois de Julho. A abertura será nesta sexta-feira (14/08), na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, às 14h.

Na ocasião, os participantes conhecerão o que é o CEI, além de assistirem as palestras sobre Inclusão é possível e Baixa visão: aspectos pedagógicos. Também acontecem apresentações dos recursos materiais do CEI e do grupo musical.

Durante o curso, além de capacitadas, as pessoas trabalham a sensibilidade e o tratamento com os deficientes visuais. As aulas são voltadas para estudantes universitários, assistentes sociais, professores, gestores e coordenadores da rede regular de ensino, pais, terapeutas ocupacionais e oftalmologistas.

O conteúdo programático é sobre escrita braile, alfabeto, sílabas, palavras, frases, simbologia matemática, atividade da vida diária e sorobã, adaptação do ábaco para as atividades matemáticas. As aulas acontecem de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no CEI.

O encerramento acontece no dia 28, no CEI, às 14h. Na ocasião, acontece explanação sobre outras modalidades do Centro, Orientação e Mobilidade e Informática. Uma apresentação musical dos alunos do Centro de Apoio e Educação Inclusiva encerra o evento.

Na 7ª edição, o curso de braile para a comunidade atendeu cerca de 200 pessoas. O objetivo é contribuir para o processo de inclusão dos alunos com deficiência visual e colaborar com a formação continuada dos profissionais. A iniciativa é da Secretaria da Educação (Seduc) do Município.

CEI
O Centro de Apoio e Educação Inclusiva de Camaçari presta atendimento aos estudantes cegos e de baixa visão. As atividades são complementares ao ensino regular e acontecem no turno oposto ao do colégio. Atualmente, o CEI atende 150 alunos, nas áreas de orientação, alfabetização em braile, música, teatro, artes plásticas, educação física, entre outras.

Foto: Carol Garcia

Aulas no CEI começam dia 17 e beneficiam 60 alunos -

Mais Notícias

Definido os classificados da próxima fase do A Voz de Camaçari Kids

Definido os classificados da próxima fase do A Voz de Camaçari Kids

Vacinação contra Covid continua em Camaçari nesta segunda (15)

Vacinação contra Covid continua em Camaçari nesta segunda (15)

2ª edição do Sesau no Seu Bairro movimentou Coqueiros de Arembepe neste sábado (13/8)

2ª edição do Sesau no Seu Bairro movimentou Coqueiros de Arembepe n...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us