Centro de Educação Inclusiva tem novidades para 2010

Iwwa Agência
Publicado 08/02/2010 04:02:05

A abertura de uma nova turma de braille em março e a parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), através da Prefeitura, para a realização de um curso de informática voltado para deficientes visuais são as novidades para este ano do Centro de Educação Inclusiva (CEI).

Criado em 2006, com a finalidade de habilitar, reabilitar e promover a inclusão de pessoas com deficiência, o centro começou com atendimento a 30 portadores, com idade acima de 3 anos, e hoje possui 150. O local funciona de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino.

O CEI conta com nove profissionais com formação para atuar na área. São atendidos portadores de necessidades especiais, como cegueira, baixa visão, visão subnormal e múltiplas deficiências. O espaço oferece, além da alfabetização, aulas de braille, informática, coral, artes plásticas, teatro, atividades recreativas e de reabilitação.

Nos 10 cômodos do centro, os alunos participam de atividades recreativas, de habilitação, reabilitação e, caso necessário, de tratamento – com encaminhamento para Salvador. O local também atende moradores da região Metropolitana, Dias D`Ávila, Mata de São João e Candeias.

Cristiane Bonfim, 31 anos, residente em Vila de Abrantes, é portadora de deficiência visual e freqüenta o centro há três anos diariamente, onde estuda braille, informática, teatro e educação física. Ela faz questão de enfatizar que antes ficava em casa sem ter o que fazer e depois que descobriu o CEI, houve uma mudança grande na vida. “Aprendi a ler e ter de volta a auto-estima”.

De acordo com a coordenadora Idma Ramos, os resultados obtidos são os melhores possíveis, a exemplo de muitos alunos que fizeram vestibular, passaram e ingressaram no mercado de trabalho. “É gratificante a resposta obtida e, melhor ainda, é o retorno deles para agradecer e dizer que sentem saudade”.

Foto: Carol Garcia

CEI abre novas turmas de braille em março -

Mais Notícias

Sesau de Camaçari anuncia programação semanal da vacinação contra Covid

Sesau de Camaçari anuncia programação semanal da vacinação contra C...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.