Centro de Educação Inclusiva tem novidades para 2010

Iwwa Agência
Publicado 08/02/2010 04:02:05

A abertura de uma nova turma de braille em março e a parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), através da Prefeitura, para a realização de um curso de informática voltado para deficientes visuais são as novidades para este ano do Centro de Educação Inclusiva (CEI).

Criado em 2006, com a finalidade de habilitar, reabilitar e promover a inclusão de pessoas com deficiência, o centro começou com atendimento a 30 portadores, com idade acima de 3 anos, e hoje possui 150. O local funciona de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino.

O CEI conta com nove profissionais com formação para atuar na área. São atendidos portadores de necessidades especiais, como cegueira, baixa visão, visão subnormal e múltiplas deficiências. O espaço oferece, além da alfabetização, aulas de braille, informática, coral, artes plásticas, teatro, atividades recreativas e de reabilitação.

Nos 10 cômodos do centro, os alunos participam de atividades recreativas, de habilitação, reabilitação e, caso necessário, de tratamento – com encaminhamento para Salvador. O local também atende moradores da região Metropolitana, Dias D`Ávila, Mata de São João e Candeias.

Cristiane Bonfim, 31 anos, residente em Vila de Abrantes, é portadora de deficiência visual e freqüenta o centro há três anos diariamente, onde estuda braille, informática, teatro e educação física. Ela faz questão de enfatizar que antes ficava em casa sem ter o que fazer e depois que descobriu o CEI, houve uma mudança grande na vida. “Aprendi a ler e ter de volta a auto-estima”.

De acordo com a coordenadora Idma Ramos, os resultados obtidos são os melhores possíveis, a exemplo de muitos alunos que fizeram vestibular, passaram e ingressaram no mercado de trabalho. “É gratificante a resposta obtida e, melhor ainda, é o retorno deles para agradecer e dizer que sentem saudade”.

Foto: Carol Garcia

CEI abre novas turmas de braille em março -

Mais Notícias

Definido os classificados da próxima fase do A Voz de Camaçari Kids

Definido os classificados da próxima fase do A Voz de Camaçari Kids

Vacinação contra Covid continua em Camaçari nesta segunda (15)

Vacinação contra Covid continua em Camaçari nesta segunda (15)

2ª edição do Sesau no Seu Bairro movimentou Coqueiros de Arembepe neste sábado (13/8)

2ª edição do Sesau no Seu Bairro movimentou Coqueiros de Arembepe n...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us