Centro de Distribuição entra em operação

Iwwa Agência
Publicado 27/03/2013 06:03:40

Mais uma empresa escolheu Camaçari para instalar o CD (Centro de Distribuição) do grupo. O novo espaço da Kimberly-Clark possui 22 mil metros quadrados e começa a funcionar na terça-feira (02/04). A notícia foi dada ao secretário do Desenvolvimento Econômico, Djalma Machado, na tarde desta quarta-feira (27/03), durante visita às instalações do local e da fábrica da empresa norte-americana, localizada na BA-535, mais conhecida como Via Parafuso.

O Centro de Distribuição terá capacidade de armazenar duas mil caixas dos produtos que serão produzidos pela fábrica. Entre eles, absorventes, papel higiênico, fraldas descartáveis e guardanapo. Inicialmente, os produtos virão da Alemanha, a exemplo do sape-super absorvente, e de São Paulo, como o polietileno. A proposta é de que, em breve, toda a matéria-prima seja adquirida diretamente do Polo Industrial de Camaçari. 

A fábrica da Kimberly-Clark compreende uma área de 20 mil metros quadrados e está na fase final de construção das áreas auxiliares e de produção, com previsão de ser inaugurada em maio.

Quando estiverem operando com a capacidade plena, as duas unidades da empresa terão 500 trabalhadores. De acordo com o gerente de planta da Kimberly-Clark, Marcelo Zenni, 240 pessoas já foram contratadas, através da parceria com o CIAT (Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador), para atuar na fábrica e no CD. Destas, 100 passaram por treinamento e 40 ainda participam das capacitações realizadas em São Paulo.

Para a construção do CD e da fábrica, a empresa investiu R$ 100 milhões. No entanto, há a perspectiva de investir muito mais na cidade, já que o grupo ainda possui 180 mil metros quadrados de área livre na qual realizam o processo de terraplanagem e visam ampliar a unidade a partir de 2014 para iniciar a produção no novo espaço em 2015.

A Kimberly Clark vai compor o Polo Acrílico, comandado pela empresa alemã Basf, unidade responsável pela produção do sape, importante insumo utilizado nos produtos da empresa.

Também acompanharam a visita representando a Kimberly-Clark as gerentes de RH e de distribuição, Dione Yamamoto e Danielle Guimarães, respectivamente.

PROJETOS

A unidade da Kimberly-Clark em Camaçari será contemplada pelo Mulher Atuação, projeto executado nas cidades paulista de Suzano e Mogi das Cruzes, através do qual mulheres carentes serão capacitadas a partir da oferta de instruções sobre cidadania, direitos humanos e empreendedorismo, todos com foco na geração de emprego e renda.

A Kimberly-Clark também demonstra preocupação com o meio ambiente. Prova disso, é o fato de que as unidades do Grupo possuem equipamentos adequados para captar e armazenar água da chuva para ser reutilizada nos banheiros e jardins da empresa.

Além disso, a empresa pretende criar consciência ambiental dentro da área da fábrica, a partir da parceria com a Prefeitura que visa, dentre outras coisas, promover o plantio de árvores nativas da região, como exemplares de Camaçari, Angico Branco e Pau Brasil.

Slideshow | 5 fotos

Centro de Distribuição entra em operação

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de doses

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de d...

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Social tomam posse

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Socia...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.