O Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde), que integra os centros de oncologia (Centro de Prevenção em Oncologia), o Multiprofissional de Reabilitação Física (Cempre) e anemia falciforme (Unidade de Apoio e Educação às Pessoas com Doença Falciforme), será inaugurado até fevereiro.
De acordo com a Secretaria da Saúde (Sesau), está quase tudo pronto para a inauguração. Os equipamentos estão na fase final de instalação e os funcionários que vão trabalhar no local já foram contratados através do concurso público.
A previsão é de que o Cuidar atenda cerca de 130 pessoas diariamente. Ao todo, serão 40 profissionais entre médicos, enfermeiros, fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo, dentista, assistente social, assistente administrativo, auxiliar de higiene e vigilante.
O Cuidar está localizado na rua da Rodoviária, 178, Centro, ao lado da 18º Delegacia de Polícia. O atendimento será oferecido de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
ESPECIALIDADES
O Cempre é voltado para as pessoas com deficiência física vítimas de problemas como lesões corporal e medular, distrofias musculares, patologias degenerativas do sistema nervoso central, má formação congênita, crianças com dificuldades no crescimento, pessoas amputadas e com seqüelas de politraumatismos e oferece consultas médicas, procedimentos e atividades educativas.
Na área de oncologia, será oferecida uma estrutura de assistência integrada, com atendimento médico especializado, realização de exames e atividades educativas. Já a unidade voltada para os portadores de anemia falciforme também oferece atendimento clínico especializado e de educação, inclusive, com o apoio de um orientador genético.