Centro Cultural Barra do Pojuca é entregue à comunidade

ASCOM
Publicado 06/12/2022 03:12:01

Tornar a cultura acessível para toda a população de Camaçari, atendendo as comunidades mais distantes da sede. Em consonância com esta política da Secretaria da Cultura (Secult), foi inaugurado nesta terça-feira (6/12), o Centro Cultural Barra do Pojuca, localizado na Rua Filogônio Gomes de Oliveira. Após demolir a antiga biblioteca da localidade, foi construído o novo equipamento, que passou a contar com mais serviços. Ao todo, foram mais de R$ 1,1 milhão investidos na obra. A entrega foi feita pelo prefeito Elinaldo Araújo e o ato contou com a presença de outras autoridades municipais.

O gestor da cidade destacou que a iniciativa integra uma série de ações da administração municipal que tem transformado Barra do Pojuca. “Realizamos diversos serviços estruturais, como praças, asfaltamento de vias e requalificação do Mercado Municipal”, afirmou. O gestor ainda enfatizou a importância do investimento na área cultural. “Em 2022 já entregamos um centro cultural em Vila de Abrantes, o Museu de Camassary, e para o próximo ano, vamos inaugurar o cineteatro e o Arquivo Público”, citou Elinaldo.

O novo espaço funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, contando com ambiente de pesquisa e empréstimo de livros, atividades recreativas para o público infantil, contação de histórias e roda de leitura. Ainda no mês de dezembro, serão iniciadas as oficinas de verão: de balé, para crianças e adolescentes de 7 a 12 anos, e de violino, para pessoas de 7 a 30 anos. Em janeiro, o equipamento também irá dispor da oficina de canto/coral, para o público a partir de 12 anos. Já em fevereiro, serão iniciados os cursos regulares.

A titular da Secult, Márcia Tude, contou que as inscrições para as oficinas já foram iniciadas e ressaltou o sentimento em inaugurar o centro. “É muito emocionante ver concretizado este desejo antigo, que transformará a vida da população. Isso graças à compreensão da gestão, de que cultura se faz todo dia, e que é preciso investimento. Prova disso, é que somos o quarto município do Nordeste que mais investe no setor. Cultura é vida e não pode ser entendida como supérfluo, é como o feijão e arroz, que têm que estar presente diariamente, este, não para alimentar o corpo, mas para alimentar a alma”, defendeu a secretária.

Para a artesã Elizangela Santos, moradora de Barra do Pojuca há 10 anos, o espaço representa um grande presente para a comunidade. “Pra gente que é mãe, saber que nossos filhos poderão realizar diversas atividades aqui, é maravilhoso. Estávamos precisando de um local como esse”, disse.

O imóvel, que possui mais de 890 metros quadrados, passou a contar com salas de música, dança e de administração, copa, vestiários e banheiros (masculino, feminino e para pessoas com deficiência), espaço para funcionamento da biblioteca e para ministração de oficinas, além de área verde com paisagismo.

O Centro Cultural Barra do Pojuca recebeu serviços de fundação; concretagem; implantação de cobertura; pintura; instalação de letreiro, hidrossanitária, elétrica e de esquadrias; além da implantação de passeio. As intervenções foram executadas por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

Durante a inauguração, a assistente administrativo Crispina Maria Jesus, servidora pública há 27 anos, foi homenageada pela dedicação e profissionalismo. “É uma honra e alegria ver este espaço que antes era a biblioteca ser transformado em um centro cultural. Sempre sonhei com isso, e agora é realidade, um projeto muito lindo”, afirmou. O evento contou ainda com apresentação do quinteto da Orquestra Caraípa, formada por educandos do Conservatório de Música da Cidade do Saber.

Também participaram da cerimônia, o vice-prefeito José Tude; os secretários do Turismo, Cristiane Bacelar; do Esporte, Lazer e Juventude, Jorge Curvelo; da Educação, Neurilene Martins; da Mulher, Fafá de Senhorinho; do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, Antonio Falcão; do Desenvolvimento Econômico, Waldy Freitas; dos Serviços Públicos, Arlene Rocha; do Desenvolvimento Social e Cidadania, Reni Oliveira; além do subsecretário da Cultura e presidente do Conselho Municipal de Cultura, Luciel Neto, demais membros do órgão; e parlamentares.

Mais Notícias

Lavagem de Jauá reúne mais de 8 mil pessoas neste sábado (28)

Lavagem de Jauá reúne mais de 8 mil pessoas neste sábado (28)

Sedes realiza ação contra o trabalho infantil durante festejos da Lavagem de Jauá

Sedes realiza ação contra o trabalho infantil durante festejos da L...

Em cortejo, Bom Jesus dos Navegantes é celebrado na Lavagem de Jauá

Em cortejo, Bom Jesus dos Navegantes é celebrado na Lavagem de Jauá

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us