Centro completa dois de funcionamento com mais de 60 mil atendimentos

Iwwa Agência
Publicado 31/01/2011 04:01:28

Considerado uma inovação no segmento de saúde pública, o Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde) revolucionou o atendimento médico especializado em Camaçari. A unidade faz parte da Política de Qualidade na prestação de serviços em saúde do Município e completa dois anos no dia 5 de fevereiro.

Como o próprio nome sugere, o Cuidar tem a missão de cuidar das pessoas e, ao longo dos quase dois anos, prestou aproximadamente 63 mil atendimentos gratuitos, entre consultas médicas, diagnósticos e tratamento de doenças. O atendimento é prestado por três núcleos: o Centro Multiprofissional de Reabilitação Física (Cempre), a Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme (Unifal) e o Centro de Oncologia de Camaçari (Ceonc).

Graças ao serviço prestado nas unidades e à força de vontade dos pacientes, o Cuidar transformou a vida de muitas pessoas, que superaram doenças ou conquistaram melhores condições de vida, a exemplo de pessoas que voltaram a andar ou se curaram do câncer.

No Cempre, por exemplo, cada superação alcançada é uma grande vitória. Na unidade, são muitos os casos de progresso físico e mental de usuários com paralisia cerebral que, no decorrer da terapia, adquirem boa parte da coordenação motora. No caso dos pacientes com câncer, eles começam uma nova etapa de vida, com tratamento intenso depois do diagnóstico da doença. É no Ceonc que conseguem atendimento especializado e recuperam a auto-estima e a vontade de viver.

Quanto aos usuários da Unifal, a grande evolução é o fato de terem a comodidade de fazer o tratamento em Camaçari, uma vez que a anemia falciforme se trata de uma doença genética, degenerativa e sem cura.

O atendimento na área passou a ser oferecido em 2007, com a atenção hematológica prestada na Policlínica do Centro. Em 2009, os serviços foram ampliados com a criação da Unifal e do Programa Municipal de Atenção Integral à Pessoa com Doença Falciforme.

Para atender bem às pessoas, o Cuidar conta com um quadro de funcionários qualificados. Em média, 50 profissionais integram a equipe do Centro e prestam atendimento na área de neurologia, ortopedia, oncologia, hematologia, ginecologia, mastologia, urologia, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, nutrição e assistência social. Também compõem a equipe, enfermeiros, técnicos de enfermagem e técnicos administrativos.

O Cuidar fica localizado à rua Delegado Clayton Leão Chaves, 178, Centro. Ao lado da 18ª Delegacia de Polícia. O atendimento é oferecido de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Foto: Adeilson Carvalho

Cuidar oferece atendimento médico especializado -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.