Centro beneficia Agricultura Familiar no Município

Iwwa Agência
Publicado 16/03/2010 04:03:34

A agricultura familiar em Camaçari vai ganhar reforços com a implantação do Centro de Desenvolvimento Social e de Segurança Alimentar para o Litoral Norte da Bahia, que teve o convênio assinado em dezembro. O projeto foi discutido nesta terça-feira (16/03), entre a organização não-governamental Sud Uil Brasil e os secretários municipais do Desenvolvimento Social (Sedes), Jailce Andrade e do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Hélio Cortes.

O objetivo do projeto é contribuir com a melhoria das condições de vida da população rural, em especial, a de baixa renda. A ação consiste no apoio às atividades de psicultura, agricultura familiar, mariscagem, apicultura, agricultura orgânica e criação de animais de pequeno porte.

Mais de 200 famílias das localidades de Açu da Capivara, Cancelas, Tiririca, Povoado de Lodo, Cordoaria e Coqueiro de Monte Gordo serão beneficiadas pelo projeto. A seleção obedeceu aos critérios de organização, estrutura e proximidade da Linha Verde.

As 205 famílias contempladas serão cadastradas para receber a capacitação e assessoria técnica. De acordo com o diretor da ONG, Bruno Ferro, o Centro de Desenvolvimento também servirá como Consórcio Agrícola Regional e rede de escoamento da produção. Ainda segundo ele, está prevista a criação de um Selo de Qualidade do Consórcio, para a avaliação do desempenho dos trabalhos.

Ao Município, cabe ceder espaço para criação do Centro de Desenvolvimento, oferecer apoio técnico e estabelecer contato com as comunidades a serem beneficiadas. Para acelerar a implantação do projeto em Camaçari, a secretária da Sedes, Jailce Andrade, levou a equipe da ONG para conhecer a estrutura da Vaca Mecânica, em Arembepe, local citado como alternativa para sediar o Centro de Desenvolvimento.

Jailce Andrade observou que os benefícios do projeto estão associados à legislação atual, que determina que 30% dos produtos da merenda escolar sejam adquiridos da agricultura familiar. “Camaçari tem toda estrutura para o sucesso dessa proposta”. Na ocasião, a secretária sugeriu à Sud Uil Brasil que enviasse o cronograma das atividades da ONG, para a Sedes e a Sedec, a fim de potencializar o que já existe no Município ou incluir novas ações.

PROJETO
O Centro de Desenvolvimento Social e de Segurança Alimentar para o Litoral Norte da Bahia é financiado pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza e Ministério de Relações Exteriores da Itália.

Além de Camaçari, o projeto atende aos municípios de Mata de São João, Jandaíra, São Francisco do Conde, Esplanada, Entre Rios e Itanagra. O investimento é de R$ 4.308.980,67 milhões. De acordo com o diretor da Ong, Bruno Ferro, Camaçari foi escolhida para sediar o Centro por causa da estrutura logística e interesse da Prefeitura na execução da proposta.

Durante a execução do projeto, a entidade vai disponibilizar um coordenador técnico, um administrador, um biólogo, uma secretária e dois auxiliares de serviços gerais. A contratação do engenheiro agrônomo, educador ambiental, técnico agrícola, agentes comunitários rurais, assistente social e auxiliar de serviços gerais ficará por conta do Estado.

Foto: Nelinho Oliveira

Reunião discute a implantação do Centro em Camaçari -

Mais Notícias

Mais 5 candidatos se classificam nas apurações do A Voz Kids

Mais 5 candidatos se classificam nas apurações do A Voz Kids

Vacinação contra Covid continua em Camaçari nesta segunda (8)

Vacinação contra Covid continua em Camaçari nesta segunda (8)

Prefeito Elinaldo deseja boa sorte à Seleção de Camaçari em disputa pelo Intermunicipal

Prefeito Elinaldo deseja boa sorte à Seleção de Camaçari em disputa...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us