Centro beneficia Agricultura Familiar no Município

Iwwa Agência
Publicado 16/03/2010 04:03:34

A agricultura familiar em Camaçari vai ganhar reforços com a implantação do Centro de Desenvolvimento Social e de Segurança Alimentar para o Litoral Norte da Bahia, que teve o convênio assinado em dezembro. O projeto foi discutido nesta terça-feira (16/03), entre a organização não-governamental Sud Uil Brasil e os secretários municipais do Desenvolvimento Social (Sedes), Jailce Andrade e do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Hélio Cortes.

O objetivo do projeto é contribuir com a melhoria das condições de vida da população rural, em especial, a de baixa renda. A ação consiste no apoio às atividades de psicultura, agricultura familiar, mariscagem, apicultura, agricultura orgânica e criação de animais de pequeno porte.

Mais de 200 famílias das localidades de Açu da Capivara, Cancelas, Tiririca, Povoado de Lodo, Cordoaria e Coqueiro de Monte Gordo serão beneficiadas pelo projeto. A seleção obedeceu aos critérios de organização, estrutura e proximidade da Linha Verde.

As 205 famílias contempladas serão cadastradas para receber a capacitação e assessoria técnica. De acordo com o diretor da ONG, Bruno Ferro, o Centro de Desenvolvimento também servirá como Consórcio Agrícola Regional e rede de escoamento da produção. Ainda segundo ele, está prevista a criação de um Selo de Qualidade do Consórcio, para a avaliação do desempenho dos trabalhos.

Ao Município, cabe ceder espaço para criação do Centro de Desenvolvimento, oferecer apoio técnico e estabelecer contato com as comunidades a serem beneficiadas. Para acelerar a implantação do projeto em Camaçari, a secretária da Sedes, Jailce Andrade, levou a equipe da ONG para conhecer a estrutura da Vaca Mecânica, em Arembepe, local citado como alternativa para sediar o Centro de Desenvolvimento.

Jailce Andrade observou que os benefícios do projeto estão associados à legislação atual, que determina que 30% dos produtos da merenda escolar sejam adquiridos da agricultura familiar. “Camaçari tem toda estrutura para o sucesso dessa proposta”. Na ocasião, a secretária sugeriu à Sud Uil Brasil que enviasse o cronograma das atividades da ONG, para a Sedes e a Sedec, a fim de potencializar o que já existe no Município ou incluir novas ações.

PROJETO
O Centro de Desenvolvimento Social e de Segurança Alimentar para o Litoral Norte da Bahia é financiado pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza e Ministério de Relações Exteriores da Itália.

Além de Camaçari, o projeto atende aos municípios de Mata de São João, Jandaíra, São Francisco do Conde, Esplanada, Entre Rios e Itanagra. O investimento é de R$ 4.308.980,67 milhões. De acordo com o diretor da Ong, Bruno Ferro, Camaçari foi escolhida para sediar o Centro por causa da estrutura logística e interesse da Prefeitura na execução da proposta.

Durante a execução do projeto, a entidade vai disponibilizar um coordenador técnico, um administrador, um biólogo, uma secretária e dois auxiliares de serviços gerais. A contratação do engenheiro agrônomo, educador ambiental, técnico agrícola, agentes comunitários rurais, assistente social e auxiliar de serviços gerais ficará por conta do Estado.

Foto: Nelinho Oliveira

Reunião discute a implantação do Centro em Camaçari -

Mais Notícias

4ª edição do Arraial da Praça Abrantes inicia na segunda (12)

4ª edição do Arraial da Praça Abrantes inicia na segunda (12)

Segunda Oficina de Participação do PDDU acontece na terça (13)

Segunda Oficina de Participação do PDDU acontece na terça (13)

Ballace tem ampla programação até o domingo (11) na Cidade do Saber

Ballace tem ampla programação até o domingo (11) na Cidade do Saber

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us