A agricultura familiar em Camaçari vai ganhar reforços com a implantação do Centro de Desenvolvimento Social e de Segurança Alimentar para o Litoral Norte da Bahia, que teve o convênio assinado em dezembro. O projeto foi discutido nesta terça-feira (16/03), entre a organização não-governamental Sud Uil Brasil e os secretários municipais do Desenvolvimento Social (Sedes), Jailce Andrade e do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Hélio Cortes.
O objetivo do projeto é contribuir com a melhoria das condições de vida da população rural, em especial, a de baixa renda. A ação consiste no apoio às atividades de psicultura, agricultura familiar, mariscagem, apicultura, agricultura orgânica e criação de animais de pequeno porte.
Mais de 200 famílias das localidades de Açu da Capivara, Cancelas, Tiririca, Povoado de Lodo, Cordoaria e Coqueiro de Monte Gordo serão beneficiadas pelo projeto. A seleção obedeceu aos critérios de organização, estrutura e proximidade da Linha Verde.
As 205 famílias contempladas serão cadastradas para receber a capacitação e assessoria técnica. De acordo com o diretor da ONG, Bruno Ferro, o Centro de Desenvolvimento também servirá como Consórcio Agrícola Regional e rede de escoamento da produção. Ainda segundo ele, está prevista a criação de um Selo de Qualidade do Consórcio, para a avaliação do desempenho dos trabalhos.
Ao Município, cabe ceder espaço para criação do Centro de Desenvolvimento, oferecer apoio técnico e estabelecer contato com as comunidades a serem beneficiadas. Para acelerar a implantação do projeto em Camaçari, a secretária da Sedes, Jailce Andrade, levou a equipe da ONG para conhecer a estrutura da Vaca Mecânica, em Arembepe, local citado como alternativa para sediar o Centro de Desenvolvimento.
Jailce Andrade observou que os benefícios do projeto estão associados à legislação atual, que determina que 30% dos produtos da merenda escolar sejam adquiridos da agricultura familiar. Camaçari tem toda estrutura para o sucesso dessa proposta. Na ocasião, a secretária sugeriu à Sud Uil Brasil que enviasse o cronograma das atividades da ONG, para a Sedes e a Sedec, a fim de potencializar o que já existe no Município ou incluir novas ações.
PROJETO
O Centro de Desenvolvimento Social e de Segurança Alimentar para o Litoral Norte da Bahia é financiado pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza e Ministério de Relações Exteriores da Itália.
Além de Camaçari, o projeto atende aos municípios de Mata de São João, Jandaíra, São Francisco do Conde, Esplanada, Entre Rios e Itanagra. O investimento é de R$ 4.308.980,67 milhões. De acordo com o diretor da Ong, Bruno Ferro, Camaçari foi escolhida para sediar o Centro por causa da estrutura logística e interesse da Prefeitura na execução da proposta.
Durante a execução do projeto, a entidade vai disponibilizar um coordenador técnico, um administrador, um biólogo, uma secretária e dois auxiliares de serviços gerais. A contratação do engenheiro agrônomo, educador ambiental, técnico agrícola, agentes comunitários rurais, assistente social e auxiliar de serviços gerais ficará por conta do Estado.

Reunião discute a implantação do Centro em Camaçari -