Centro ampara o trabalhador

Iwwa Agência
Publicado 28/04/2014 04:04:10

Aquela dor na coluna reincidente, os punhos que revelam aos poucos deformações ou aquele trágico acidente que leva a óbito. Hoje, 28 de abril, Dia em Memória às Vítimas de Acidentes e Doença do Trabalho, o CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), vinculado à Prefeitura, por meio da Sesau (Secretaria da Saúde), reforça a importância do cidadão para buscar os órgãos competentes para evitar acidentes e lesões no trabalho.

O CEREST de Camaçari realiza mapeamento de risco, acolhimento do trabalhador, inspeção das empresas, emissão de laudo médico e encaminhamento do trabalhador para o órgão competente, de acordo com a situação. A unidade atende trabalhadores que atuam no Município, em Simões Filho, Dias d’Ávila, Mata de São João, Pojuca e Conde.

Somente entre janeiro e abril deste ano foram realizados 117 acolhimentos e 55 foram encaminhados para consulta médica. Um trabalhador que é demitido após diversos atestados médicos, por exemplo, pode procurar o Cerest. “O nosso laudo tem valor legal e pode ser usado para encaminhamento ao INSS ou até para que o trabalhador tenha sua vaga novamente. Mas o trabalhador precisa procurar o órgão o quanto antes”, explica a enfermeira e assistente de saúde do trabalhador, Rosi Alcântara.

O Cerest fica na rua Goiás, no Centro, ao lado do Sindicato dos Rodoviários. Para buscar ajuda é preciso levar RG, CPF, carteira do trabalho ou documento que descreva atividades desenvolvidas, atestados ou exames já realizados. Mesmo quem nãotem vínculo empregatício pode ser amparado pelo órgão.

Foto:

Mais Notícias

Sedes promove evento de reafirmação da campanha Respeite Meu Nome

Sedes promove evento de reafirmação da campanha Respeite Meu Nome

Cadastro de logradouros do município é tema de reunião

Cadastro de logradouros do município é tema de reunião

Reunião trata sobre os novos passos do Sesau Fila Zero

Reunião trata sobre os novos passos do Sesau Fila Zero

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.