Central de Logística da Limpec é referência nacional

Iwwa Agência
Publicado 19/11/2009 12:11:21

A Central de Logística Ambiental (Clam) da Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) é uma das mais completas centrais de tratamento de resíduos do Brasil.

Atualmente, a unidade é a única na Bahia autorizada pelos órgãos ambientais para receber e tratar os dejetos industriais classe 2 A que apresentam combustibilidade, biodegrabilidade ou solubilidade em água.

A Clam envia os resíduos para a Cetrel, estação de tratamento de efluentes líquidos de nível internacional. A unidade da Limpec possui uma área de 480 mil metros quadrados e recebe diariamente cerca de 700 toneladas de resíduos. A vida útil da área é de mais 15 anos.

A Clam é composta por diversos equipamentos, entre os quais aterro sanitário, incinerador de resíduos de saúde, depósito de pneus inservíveis, duas balanças rodoviárias com capacidade de 80 toneladas cada e posto de lavagem para descontaminação dos veículos e equipamentos operacionais. As águas residuárias são encaminhadas para a Cetrel, por meio de adutora exclusiva.

Em 2010, vários outros equipamentos vão ser agregados à Central de Logística Ambiental, a exemplo das usinas de compostagem e de reciclagem de resíduos da construção civil, depósito especial para resíduos de produtos de amianto, unidades de tratamento de lâmpadas fluorescentes, de recepção e pré-tratamento de óleos de cozimentos e de recepção de resíduos recicláveis.

Além destes equipamentos, uma área de 20 mil metros quadrados será disponibilizada para o aterro.

A Central de Logística também atende como cliente, os municípios de Dias D’Ávila, Mata de São João, Candeias, São Sebastião do Passe, Madre de Deus, Simões Filho, Pojuca, São Francisco do Conde e Lauro de Freitas. Entre os resíduos recebidos estão os domiciliares, públicos, comerciais, industriais, entulhos, podas e capinações e de serviços de saúde.

Foto:

Unidade da Limpec possui 480 mil metros quadrados -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Projeto

Projeto "Das Telas às Imagens" promove exposição itinerante

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.