Central de Atendimento funciona no prédio da Seplan

Iwwa Agência
Publicado 23/10/2008 07:10:10

Os contribuintes de Camaçari contam com um novo e moderno espaço para pagar tributos e obter informações sobre o Município. A Central de Atendimento Municipal (CAM) da sede está funcionando no prédio da Secretaria de Planejamento (Seplan), no Centro Administrativo. As mudanças fazem parte do programa de melhorias do atendimento.

A CAM ganhou sala exclusiva para contadores, painel eletrônico, central de pré-atendimento, com imagens das praias e praças da cidade, e um posto bancário. O espaço ainda conta com móveis modernos, cadeiras acolchoadas e televisor. Para garantir um bom atendimento, todos os funcionários passaram por capacitação.

Com a nova central, a população ganha serviço de qualidade e os profissionais um ambiente climatizado, confortável e mais adequado para o trabalho. A avaliação da funcionária Sheila Montenegro, 34 anos, dá a dimensão do programa de requalificação e valorização dos servidores. “As instalações não eram apropriadas. Nós não nos sentíamos motivados. Agora tem som ambiente, DVD. Tudo está mais confortável”.

Para o prefeito Luiz Caetano, a Central de Atendimento Municipal oferece mais do que um espaço bonito e climatizado. “Hoje os funcionários estão felizes, com a auto-estima elevada e o contribuinte valorizado”, disse durante a inauguração na quinta-feira (23/10).

A nova unidade, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h, disponibiliza 26 serviços das secretarias da Fazenda, Planejamento, Administração e o Projur (Procuradoria Jurídica).

De acordo com a gerente da unidade da sede, Virginia Benicio, o espaço pode oferecer um serviço de excelência, com rapidez e conforto. “Agora temos uma estrutura capaz de suprir a demanda”. Em média, são realizados 400 atendimentos por dia no local.

As centrais são estruturas facilitadoras do processo de arrecadação dos tributos municipais. Cerca de 25% dos R$ 500 milhões do orçamento de Camaçari são formados pela chamada receita própria, proveniente da arrecadação de impostos como IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ISS (Imposto sobre Serviços), TLF (Taxa de Localização e Funcionamento), taxas de alvarás para construção e licenciamento, de limpeza e conservação e outros serviços.

A unidade ainda faz restituição de débito, nota fiscal avulsa, autorização para confecção de nota fiscal e autenticação de talão de nota fiscal, revisão imobiliária, inscrição de cadastramento imobiliário, recadastramento, certidão negativa e alvará de construção. Ao todo, 31 profissionais garantem atendimento na unidade.

ORLA
A reforma na Central de Atendimento da orla, que funciona na Prefeitura Avançada, em Vila de Abrantes, está adiantada e deve ser inaugurada nos próximos dias.

Recentemente, a unidade de Salvador foi transferida da rua Carlos Gomes, no Centro da cidade, para o shopping Capemi, região do Iguatemi. Para facilitar o acesso de idosos e portadores de deficiência física, o novo espaço funciona no térreo e conta com estacionamento.

O resultado das instalações modernas já pode ser percebido. “Na CAM de Salvador, eram feitos em média 20 atendimentos por dia. Hoje chegamos a 45. Só em setembro foram 2.300 pessoas atendidas”, assegura o secretário da Fazenda, Paulo César da Silva.

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