Cempre resgata esperança na população de Camaçari

Iwwa Agência
Publicado 26/01/2010 05:01:02

O desenvolvimento de Naiara Emanuele Souza, 11 anos, acontece de maneira rápida e emociona toda a família. Portadora de paralisia cerebral, ela tem feito progressos físico e mental. A mãe, Joarilma Miraci Souza, conta que a garota está adquirindo coordenação motora.

Moradora do Ponto Certo, Naiara faz tratamento no Cempre (Centro Multiprofissional de Reabilitação Física) desde março de 2009, onde é acolhida por diversos profissionais e acompanhada por fisioterapeuta, ortopedista e neurologista. “O Cempre é tudo na vida da minha filha. Aqui, nossas esperanças se renovam”, desabafa Joarilma Miraci.

A satisfação da moradora é igual a de muitos outros pais. Com a inauguração do Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde), local onde funciona o Cempre, a população passou a contar com uma série de serviços voltados para a saúde. Lá, estão implantados também o Ceonc (Centro de Oncologia de Camaçari) e a Unifal (Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme).

No próximo dia cinco, a população comemora o aniversário de um ano do Cuidar, um dos equipamentos de saúde mais importantes de Camaçari. Diversas atividades estão programadas para a data, entre elas, um desfile com as crianças e uma coreografia com os adultos do Cempre.

O morador de Jauá, Paulo Ribeiro Pereira, 57 anos, irá participar da apresentação do Cempre. Há um ano e nove meses ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e atualmente faz tratamento na unidade. Lá, ele é atendido por fisioterapeuta e musicoterapeuta. A esposa Vânia Santos disse que “graças ao Cempre, ele tem apresentado melhorias significativas”.

Não são só os pacientes que falam com carinho do Cempre. A fisioterapeuta Manuela Fernandes disse que a unidade desenvolve um trabalho único e positivo, oferecendo diversas formas de atendimento em um só local. Os pacientes também são orientados sobre os benefícios que tem direito e os parentes são acolhidos.

O Cempre traz a possibilidade de tratamento para as pessoas mais carentes, pois os serviços são gratuitos. Maria das Neves, moradora do bairro Nova Vitória, agradece a iniciativa da Prefeitura. O pequeno Lucas Santos, oito anos, é portador de paralisia cerebral e passa as tardes de sexta-feira na unidade. Lá, ele tem sessões de fisioterapia.

CLUBE DE MÃES
Com o intuito de trabalhar a auto-estima e oferecer apoio às mães dos pacientes, o Cempre criou o Clube de Mães. As reuniões acontecem às sextas-feiras pela tarde, quando são trabalhados filmes, relatos externos, dinâmicas, entre outros.

Adalvaci Mendes, moradora do Phoc 2, participa do Clube de Mães e acredita que o grupo ajuda muito. Ela conta que o contato com outras mães facilita na aceitação e enfrentamento das dificuldades.

ATENDIMENTO
De acordo com Yvana Karina, coordenadora do Cempre, a unidade recebe 25 novos pacientes por semana. De fevereiro a março de 2009, foram acolhidos mais de mil pacientes. Atualmente, 314 estão em processo de reabilitação.

O Cempre é voltado para portadores de deficiência física, vítimas de lesões corporal e medular, patologias degenerativas do sistema nervoso central, má formação congênita, distrofias musculares, crianças com dificuldades no crescimento, pessoas amputadas e com seqüelas de politraumatismos.

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A equipe é formada por médicos fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, psicólogo, nutricionista, assistentes sociais, fonoaudióloga, neurologista, ortopedista, médico neuropediatra e musicoterapeuta.

Foto: Agnaldo Silva

Cempre desenvolve um trabalho único e altamente positivo -

Mais Notícias

Camaçari foi finalista nacional na categoria Sala do Empreendedor pelo Sebrae

Camaçari foi finalista nacional na categoria Sala do Empreendedor p...

SOMA promove palestra sobre diversidade na Ambev

SOMA promove palestra sobre diversidade na Ambev

Vacinação contra Covid continua nesta quarta (29) para todas as doses e públicos

Vacinação contra Covid continua nesta quarta (29) para todas as dos...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us