Cempre garante mais saúde à população

Iwwa Agência
Publicado 10/01/2012 03:01:52

No dia 05 de fevereiro, o Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde) de Camaçari completa três anos de funcionamento. No local, funcionam três importantes equipamentos públicos que contam com uma série de serviços voltados para a saúde da população do Município, entre eles, o Cempre (Centro Multiprofissional de Reabilitação Física).

No centro, mais de mil pessoas já receberam atendimento e, atualmente, 500 passam por tratamento na unidade de saúde, responsável pela transformação e melhoria na vida de muitas pessoas.

Uma delas é a pequena EFS, 1 ano e 4 meses, moradora de Barra do Pojuca. Diagnosticada ao nascer com hipóxia cerebral (baixo teor de oxigênio no cérebro), EF chegou ao Cempre com 21 dias de vida. Hoje, a menina apresenta sinais de desenvolvimento e já começa a engatinhar.

Para Maria Rute Ferreira, avó da criança, o Cempre teve um papel fundamental no desenvolvimento da neta. “Ela chegou muito pequeninha e não mexia o lado direito do corpo. Hoje, ela é uma criança normal”. Emocionada, a avó agradeceu o carinho dos profissionais e o tratamento oferecido pelo Cempre, onde a neta conta com acompanhamento de fisioterapeuta, neuropediatra, nutricionista e assistente social.

Assim como a pequena EF, Alfreda do Nascimento, 56 anos, recebeu todo o atendimento necessário ao chegar ao Cempre, há cerca de um ano. De acordo com a filha Jessiara do Nascimento, a moradora do bairro Novo Horizonte sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e foi encaminhada à unidade.

Jessiara afirma que tem notado o progresso da mãe desde que chegou ao Cempre. No local, ela é atendida duas vezes por semana por fisioterapeuta e neurologista.

As histórias de ambas as pacientes são a realidade de muitos moradores de Camaçari, que hoje comemoram a implantação do Cempre. No espaço é oferecido atendimento digno e centralizado em um único lugar. Em 2011, foram realizados 18.914 procedimentos na unidade.

 ATENDIMENTO

Atualmente, 24 profissionais fazem parte da equipe do Cempre. São 10 fisioterapeutas, um médico ortopedista, um neurologista, um neuropediatra, um psicólogo, um terapeuta ocupacional, um fonoaudiólogo, um nutricionista, um enfermeiro, dois assistentes sociais, três auxiliares administrativos e um coordenador.

A unidade conta com atendimento multiprofissional e interdisciplinar voltado para portadores de deficiência física, vítimas de lesões corporais e medular, patologias degenerativas do sistema nervoso central, má formação congênita, distrofias musculares, crianças com dificuldades no crescimento, pessoas amputadas e com sequelas de politraumatismos.

Segundo a coordenadora do Cempre, Andréa Schleu, além da assistência em saúde, a unidade tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas e resgatar a autoestima dos moradores de Camaçari que precisam de reabilitação física.

“Nós oferecemos a chance de uma realidade diferente e melhor. A preocupação não é só com a parte física do paciente, mas também com o emocional e social dos familiares.”

Slideshow | 5 fotos

Cempre garante mais saúde à população

Mais Notícias

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audiência pública

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audi...

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.