Cempre atende bebês prematuros

Iwwa Agência
Publicado 17/01/2012 12:01:29

Recém-nascidos prematuros contam com atendimento de Puericultura no Cempre (Centro Multiprofissional de Reabilitação Física). Implantado em maio do ano passado, o serviço já atendeu 520 crianças e tem o intuito de proporcionar melhores condições de vida para os bebês e esclarecimentos às mães.

O atendimento é realizado por uma enfermeira e acontece todas as segundas-feiras, das 8h às 17h, no Cempre. Durante a consulta, o profissional mede a circunferência da cabeça e abdômen do bebê, verifica o peso e altura. Além disso, a enfermeira orienta a mãe sobre cuidados com a higiene, nutrição, estímulo do recém-nascido e acompanha o cartão de vacinas.

Segundo a coordenadora do Cempre, Andréa Schleu, o trabalho realizado é de prevenção e orientação às mães, por conta do nascimento prematuro dos bebês e, em alguns casos, da fragilidade dos mesmos.

Durante a consulta, a enfermeira responsável pelo atendimento avalia se existe a necessidade de a criança ser atendida pelo Cempre. Caso contrário, criança e mãe são liberadas após as orientações.

O Cempre conta com uma equipe multiprofissional, composta por 10 fisioterapeutas, um médico ortopedista, um neurologista, um neuropediatra, um psicólogo, um terapeuta ocupacional, um fonoaudiólogo, um nutricionista, um enfermeiro, dois assistentes sociais, três auxiliares administrativos e um coordenador.

A unidade é voltada para pessoas portadoras de deficiência física, vítimas de lesões corporal e medular, patologias degenerativas do sistema nervoso central, má formação congênita, distrofias musculares, crianças com dificuldades no crescimento, pessoas amputadas e com sequelas de politraumatismos.

O Cempre junto com o Ceonc (Centro de Oncologia de Camaçari) e a Unifal (Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme) fazem parte do Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde), localizado na rua Delegado Clayton Leão Chaves, Centro.

Foto: Nelinho Oliveira

O Cempre já atendeu 520 crianças -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quinta-feira (21) em Camaçari

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quinta-feira (21) em Camaçari

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 20 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 20 de outubro de 2021

Realização da Semana Global do Empreendedorismo em Camaçari é tema de reunião

Realização da Semana Global do Empreendedorismo em Camaçari é tema ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.