A segunda parte da Célula 3 do aterro sanitário de Camaçari será inaugurada segunda-feira (10/12). A cerimônia acontece às 9h, na sede da Limpec (Limpeza Pública de Camaçari). Em seguida, representantes da empresa e da administração municipal seguem até o espaço para descerrar a placa de inauguração.
De acordo com a diretora presidente da Limpec, Lezineide Andrade, as obras no aterro têm objetivo de atender aos requisitos estabelecidos na política nacional de saneamento básico. A proposta, segundo a dirigente, é de que a partir de 2014 o aterro só receba os resíduos após a retirada do material reaproveitado no processo de reciclagem.
O aterro sanitário de Camaçari é o único do Estado com licença renovada pelo Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e as intervenções visam aumentar a vida útil do espaço em cinco anos.
A obra será concluída sábado (08/12) e consiste também em preparar o sistema de drenagem de águas pluviais, impermeabilização para base e sistema de drenagem de gases e de percolados, mais conhecido como chorume, líquido gerado em decorrência da decomposição de materiais orgânicos.
Além disso, a partir de agora a Célula 3 contará com equipamentos que possibilitarão a medição e o controle da massa de resíduos e dos gases gerados.
Diariamente, o aterro recebe 700 toneladas de lixo oriundas do Município e de outras cidades da Região Metropolitana, como Dias D’Ávila, São Sebastião do Passé, Pojuca, Mata de São João e Madre de Deus. Os resíduos de outras cidades baianas também são levados ao local eventualmente.

Célula 3 do aterro sanitário de Camaçari -